A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na quinta, (26), que as perdas com incêndios causaram, de junho a agosto, um prejuízo estimado de R$ 14,7 bilhões em 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais no Brasil.
A estimativa considera aspectos como perda de matéria orgânica, produção, redução na produtividade, cercas em áreas de pastagem e potássio e fósforo nas camadas superficiais do solo.
Diante dos prejuízos, e preocupada com a orientação aos produtores rurais, a Confederação elaborou um comunicado técnico, com orientações antes, durante e após os incêndios.
Acesse o Comunicado Técnico aqui
A instituição ressalta que a agricultura moderna não se utiliza e promove o combate, de forma incisiva, dos focos de incêndio devido aos efeitos colaterais deletérios aos sistemas produtivos, a biodiversidade, e a saúde humana, promovendo perda da fertilidade e da produtividade, pois reduz a quantidade de matéria orgânica no solo, elimina microrganismos, perde minerais, diminui a capacidade de infiltração e retenção da água e intensifica o processo de erosão e desertificação.
Texto: Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419