Opinião/Informação:
O presidente do Sistema OCB-AM, Merched Chaar, está participando do Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa, em Brasília, no Palácio do Itamaraty. O evento conta com representantes e painelistas do Brasil e de outros países, como Chile, México, Colômbia e Alemanha. Está sendo um espaço para discussão, aprendizado e troca de experiências sobre a energia cooperativa na América Latina, sendo destinado a representantes de:
- cooperativas de geração distribuída de energia
- cooperativas de todos os ramos que geram e/ou tenham interesse em gerar
sua própria energia - organismo de políticas públicas e reguladores de geração distribuída
- cooperativas de crédito com produtos financeiros para energia comunitária
O Fórum é uma oportunidade muito importante para que entidades e representantes de outros países conheçam as iniciativas brasileiras, inspirando-se tanto nos modelos estabelecidos em nosso país quanto na evolução da regulamentação da Geração Distribuída. Para as cooperativas brasileiras, o evento oferece a chance de não apenas conhecer iniciativas internacionais, mas também explorar diversas iniciativas nacionais que apresentam conceitos e modelos distintos. Além disso, está tendo uma apresentação sobre oportunidades de financiamento focadas em finanças sustentáveis, proporcionando um conhecimento valioso para o
desenvolvimento do setor. O modelo de geração distribuída no cooperativismo é relativamente novo, e este Fórum está sendo uma oportunidade crucial para a aproximação do sistema com essas iniciativas, permitindo-nos aprofundar nosso entendimento e aprimorar nossa atuação sistêmica. Sendo um evento latino-americano, com painéis que contam também com palestrantes alemães, está sendo disponibilizado um sistema de tradução simultânea para garantir que todos os participantes possam acompanhar e compreender plenamente todas as discussões e apresentações.
THOMAZ RURAL