Uma baixa pressão na costa, um ciclone que não chega a ser intenso, contribui para intensificar o frio neste começo de semana no Sul do Brasil, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. Com isso, a tendência é de a temperatura cair ainda mais com frio intenso nesta segunda-feira.
Para entender
Uma área de baixa pressão atua no momento sobre o Oceano Atlântico a Leste do Rio Grande do Sul. O ciclone (toda a baixa pressão é ciclônica) impulsiona ar mais frio e seco para o Sul do Brasil. Sob tempo aberto e ar seco na maioria das áreas da Região Sul, a temperatura cairá ainda mais na madrugada desta segunda.
O ciclone oferece risco? Não. Trata-se de uma área de baixa pressão com centro de 1010 hPa, assim está longe de ser profunda. Por esta razão provoca vento, mas que não chega a ser forte. Dados não indicam o seu aprofundamento e apontam que deve se afastar no decorrer da segunda do continente.
O impacto maior, assim, é frio? Sim. Uma vez que o ar seco e mais frio impulsionado pela baixa pressão cobre a Região Sul, a tendência é de um começo de semana com baixas temperaturas de forma generalizada. Com o perfil mais seco da atmosfera, esfria mais à noite e a geada se forma em mais cidades.
- Porque o fogo em São Paulo é absurdamente anormal
- Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios
Praticamente todas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram no começo deste domingo mínimas entre 1ºC e 5ºC no Rio Grande do Sul. A menor foi em São José dos Ausentes com -2,5ºC.
Nas estações particulares, a menor marca ocorreu em Pinheiro Machado com -3,9ºC. Porto Alegre anotou 6,7ºC em Belém Novo. O frio hoje cedo teve marcas negativas também em Santa Catarina, no Planalto Sul.
No Paraná, a temperatura desceu a -1ºC em General Carneiro. Fez frio ainda no Mato Grosso do Sul com 5,6ºC em Sete Quedas. E também em São Paulo com 8,8ºC em Barra do Turvo.
A baixa na costa ainda pode trazer neve? É uma possibilidade. Embora a chance seja menor que na última noite, quando nevou em São Joaquim, alguns dados indicam que a circulação de umidade da baixa pode trazer precipitação invernal no Planalto Sul de Santa Catarina e na área de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.
Clique aqui e assista o vídeo.
Com Metsul