O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que o governo federal publicará um decreto até esta quarta-feira (7) regulamentando a medida provisória 1247, que trata da ajuda aos produtores do Rio Grande do Sul pela enchente.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Fávaro confirmou que o prazo de suspensão da cobrança das prestações de financiamentos rurais será estendido no estado, atendendo a uma demanda crescente dos produtores .
“Vamos estender essa moratória dos vencimentos aos produtores que termina agora em 15 de agosto”, afirmou o ministro.
Ele afirmou que a medida visa a oferecer mais tempo para encontrar soluções duradouras para os produtores rurais, especialmente devido às dificuldades inesperadas que surgiram.
Fávaro destacou que a proibição na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) impediu que produtores negativados acessassem novos recursos disponíveis há 60 dias. “Há 60 dias estão disponíveis recursos do Fundo Social, mas eles não estão conseguindo acessar exatamente por conta da negativação”, disse.
O ministro reiterou o compromisso do governo em apoiar os produtores rurais e adaptar as medidas necessárias para aliviar a situação financeira crítica enfrentada pelo setor agrícola no Rio Grande do Sul.