Uma forte e breve tempestade de granizo atingiu a área urbana do município de Itaqui, no Oeste do Rio Grande do Sul, junto à fronteira com a Argentina, na madrugada deste domingo.
O granizo não chegou a ser de grande diâmetro, mas caiu em grande quantidade. O temporal teve início ao redor das cinco da manhã e não foi de longa duração, mas o granizo que caiu foi suficiente para cobrir de gelo as ruas de vários bairros da cidade da Oeste gaúcho.
Devido à tempestade de granizo, danos foram observados em telhados de residências e em automóveis desprotegidos que estavam na rua. Não há ainda um levantamento do número de moradias atingidas na tempestade. Um comitê de crise foi montado pela prefeitura para atender a população atingida. A Defesa Civil trabalhando nos levantamentos e distribuindo lonas para as famílias afetadas pelo granizo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valdemarino Viana, ainda não foi possível contabilizar todo o estrago, mas a situação na cidade é descrita como “preocupante”. As autoridades locais estão preocupadas com a manutenção da chuva que deve prejudicar os reparos.
O temporal de granizo em Itaqui foi consequência da chegada de uma frente fria que encontrou massa de ar muito quente que elevou a temperatura a 34ºC na tarde de ontem no estado.
A MetSul alertava para o risco de temporais isolados, sobretudo de granizo, pela chegada do sistema frontal. Como a MetSul ressaltou em seu prognóstico climático para agosto no Rio Grande do Sul, o mês marca tradicionalmente um aumento na frequência de temporais no estado e costuma ter alta incidência de granizo em episódios de tempo severo.
Veja a previsão do tempo para o Brasil nos próximos 15 dias, clicando aqui.
Com Metsul