Cidade Empreendedora entra em fase final no município de Coari
Mais de 100 ações foram realizadas durante os 12 meses de atuação do programa
Entrando na fase final de execução do Programa Cidade Empreendedora, o Sebrae Amazonas e a Prefeitura de Coari estão realizando as últimas atividades previstas no plano de trabalho. Em 12 meses de atuação, foram realizadas 118 ações, entre consultorias, eventos, serviços, visitas técnicas e capacitações.
O programa, lançado no dia 28 de julho de 2023, realiza atividades mapeadas pelas secretarias municipais de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Casa Civil, Cultura e Turismo, e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Intensificando a atuação do programa no município, várias ações foram iniciadas para apoiar os empreendedores durante as festividades de aniversário de Coari, que é comemorado no dia 2 de agosto, na programação está inserida a Feira Agroambiental. Para a chefe da sede Sebrae Coari, Alzinete Sobrinho, essas ações beneficiam diretamente os pequenos negócios locais.
“Nesse mês de julho, na reta final da Cidade Empreendedora, aconteceram várias atividades em parceria com a Prefeitura. A primeira atividade que nós realizamos foi o Master Class para empreendedores ambulantes, capacitando 400 ambulantes para que eles pudessem vender durante o período, capacitando-os em atendimento ao cliente e técnicas de venda”, explica Sobrinho.
O evento que Sobrinho menciona é o Master Class para Empreendedores, realizado no dia 22 de julho, que teve o objetivo de capacitar empreendedores ambulantes para exporem durante as festividades do município, com foco em conhecimentos e habilidades essenciais para gerenciar negócios sustentáveis e lucrativos, promovendo sua autonomia financeira e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Karina Carvalho, o Cidade Empreendedora em Coari atuou com um plano de trabalho robusto, cujo principal objetivo é o impacto positivo para os empreendedores. “Esse é o desenvolvimento socioeconômico que esperamos fortalecer ainda mais para os negócios locais. Apoiar os empreendedores, garantir geração de emprego e renda, tanto para a zona rural quanto urbana de Coari. Estamos finalizando o programa com o sentimento de gratidão, principalmente por essa parceria firmada com a prefeitura”, afirma Carvalho.
Eventos: A terceira Feira Agroambiental e de Empreendedores de Coari, promovida pelo Sebrae e a Prefeitura como parte do Cidade Empreendedora, está em andamento de 25 a 29 de julho. O objetivo do evento é impulsionar as vendas dos empreendedores locais, oferecendo uma plataforma para que eles possam expor e comercializar seus produtos, além de fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Acordos de pesca: No processo de normas de acordo de pesca, foram realizadas oficinas para pescadores e pescadoras do município, oferecendo treinamentos sobre manejo de pesca na comunidade do Poção. Já a segunda oficina foi realizada no Lago Mamiá, onde foram avaliados o grau de cumprimento das regras, o cadastramento das embarcações, o período da pesca e até o preço da venda do mapará. Com as definições, a pesca do mapará iniciou em julho, e também foi realizada uma oficina de ordenamento pesqueiro, com atividades de monitoramento em andamento.
SIM: O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) iniciou suas atividades em maio e está previsto para concluir agora no final de julho. Durante esse período, foram realizadas reuniões de sensibilização e visitas a estabelecimentos e a produtores rurais, além da capacitação de técnicos da prefeitura para fiscalização. O objetivo é garantir a qualidade sanitária dos produtos de origem animal e permitir que pequenos produtores comercializem seus produtos em conformidade com as normas de segurança alimentar.
Workshop de cacau: O I Workshop Cadeias Produtivas de Cacau no Amazonas, de 27 a 29 de julho, tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa, criação de políticas públicas e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau. O evento é direcionado para produtores rurais, estudantes, pesquisadores, empresários, técnicos e representantes de instituições que atuam com o cacau. A ideia é que, a partir do evento, seja elaborado um plano de ação para o incentivo e fortalecimento da cadeia produtiva.
O evento foi realizado pela Adaf, com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Sebrae Amazonas, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA), Banco da Amazônia (Basa), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Instituto Acariquara.