Na última sexta-feira (26), o Senar Amazonas (Senar-AM), representado pelo presidente Muni Lourenço, pela superintendente Jeyn’s Alves e equipe técnica da instituição, em convênio com o Sebrae-AM, representado pelo responsável local, Manoel Erinelson e em parceria com o Sindicato Rural de Tefé, representado pelo presidente Emerson Atílio, promoveu uma ação do Dia de Campo, no Sítio São Francisco, na Estrada de Tefé (KM 07), no município de Tefé. A propriedade pertence ao produtor rural, Arly Rebouças.
A ação, que está dentro do convênio firmado com o Sebrae-AM, teve foco em produção e sistema orgânico em fruticultura e foi direcionada para 30 produtores rurais da cadeia produtiva de fruticultura atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AM. Os produtores vieram da Comunidade das Missões e da Comunidade Santo Antônio do Ipapoçu, na região do Rio Tefé.
O objetivo foi apresentar aos participantes diferentes técnicas em fruticultura, com ênfase em sistema orgânico com produção de mudas sadias. Os técnicos Rosinei Silva e Jhenison Azevedo foram os responsáveis por conduzir as estações de aprendizagem durante a ação.
Também participaram do Dia de Campo, a gerente técnica interina do Senar-AM, Fernanda Melo, a supervisora da Formação Profissional Rural (FPR), Genícia Menezes e o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães.
Estações
O Dia de Campo contou com três estações. Na primeira, com o tema ‘análise de solo e produção de mudas’, realizada na área de Sistema Agro Florestal (SAF) de cupuaçu, andiroba e açaí, os participantes puderam aprender sobre análise de solo antes da implantação, viveiro, manejo e produção de mudas. Os técnicos falaram sobre o aproveitamento adequado da produção do viveiro, preparo do substrato e repicagem de mudas.
Na segunda estação, os produtores receberam informações sobre preparo de composto orgânico, além do cultivo de adubação verde em SAFs, e capim associado.
A terceira estação trouxe informações importantes sobre os tratos culturais, manejo em geral como a poda nas propriedades rurais, importância dentro dessa cadeia e os principais tipos, associando com técnicas de irrigação e ventosas, além de abordarem sobre pragas e doenças.
Calendário integrado
A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no Estado. Busca também sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental e adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
Fotos: Evanildo Oliveira
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar