A Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina (SAQ) realizou uma reunião com representantes do setor da maricultura do estado para discutir e alinhar ações estratégicas para desenvolver, promover e aumentar ainda mais os diferenciais e a competitividade da maricultura catarinense.
O encontro contou com a presença de diversos maricultores, representantes de associações do setor, técnicos da secretaria, do Senar e da Casan. Entre os principais temas abordados, destacaram-se as linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado aos maricultores, inovação tecnológica e aprimoramento do monitoramento de algas nocivas no contexto da maricultura catarinense, além de melhorias na infraestrutura no setor.
Produtora inspira liderando iniciativas dentro e fora da porteira
Maior experimento do mundo de lavoura-pecuária chega ao final do 1º ciclo
O secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, ressaltou que encontro foi para encaminhar programas e soluções conjuntas para as demandas atuais dos maricultores. “Santa Catarina é um estado pioneiro na produção de moluscos. O governador Jorginho Mello criou uma Secretaria focada e compromissada com o setor aquícola e pesqueiro. Para continuarmos crescendo e nos destacando como os maiores produtores nacionais e avançarmos no cenário internacional, é fundamental trabalharmos juntos, ouvindo as demandas dos produtores e buscando soluções eficientes e sustentáveis”, afirmou o secretário.
Os maricultores presentes também tiveram a oportunidade de expor suas necessidades e desafios. O Governo do Estado, por meio da SAQ, se comprometeu a manter um diálogo constante com os produtores e a buscar parcerias com outras instituições para apoiar o desenvolvimento da maricultura em Santa Catarina.
(Com Secom/SC)