Quem visitar a quinta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, de 27 a 29 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná, conhecerá em detalhes os benefícios da agricultura de precisão aplicada aos cultivos do trigo.
O Programa Ageo, um conjunto de práticas para aplicação de tecnologias de plantio, pulverização e melhorias de solo, bem como de uma apurada gestão de informação para uma agricultura mais produtiva e sustentável, será apresentado pelo Departamento de Assistência Técnica e Filiais da Coopavel.
Mapa confirma foco de doença de Newcastle
Acidente deixa dois mortos e congestiona BR-163
A agricultura de precisão, a partir de análises de solo georreferenciadas, disponibiliza informações que geram mapas de fertilidade, otimizando a correção de áreas agricultáveis e seus resultados. A escolha das áreas para a geração dos mapas, segundo o agrônomo Rodrigo Berger da Silva, pode ser feita pelo triticultor em conjunto com o técnico que atende a propriedade.
A leitura das características e condições do solo permite uso racional e otimizado de fertilizantes e corretivos, com consequente aumento da produtividade, conforme o agrônomo Roberto Painelli, gerente de Filiais Oeste da Coopavel.
Conservação
Investir em agricultura de precisão permite buscar maneiras apropriadas para melhorar a conservação e a microbiologia do solo, aprimorando-se, com isso, a estrutura física, química e biológica potencializando retorno em sucessivas culturas. “Essas são etapas indispensáveis para que o produtor rural alcance todo potencial da cultivar de trigo, podendo ultrapassar a casa de cinco mil quilos por hectare”, conforme Rodrigo.
Há consenso entre técnicos da área agronômica que investir na qualidade do solo é um desafio que deve ser perseguido por produtores rurais de todo o Brasil. “Somente conseguiremos extrair o máximo potencial produtivo quando tivermos condições de solo apropriado para o desenvolvimento das plantas, uma vez que a fertilidade e a física do solo podem ser consideradas como os principais os fatores limitantes de produtividade dos cultivos, seja por fatores diretos, como a disponibilidade de nutrientes para o crescimento das plantas, ou indiretos como a disponibilidade de água afetado pelo crescimento das raízes ou pela reação ao ocorrência de pragas e/ou doenças”, afirma Rodrigo.
Durante o Show Rural Coopavel de Inverno mais de 40 cultivares indicadas para meses frios do ano serão apresentadas aos visitantes, mais da metade delas de trigo. Inúmeras tecnologias e novidades vão ser demonstradas durante o evento. A abertura dos portões será, diariamente, às 8h30. Tanto acesso ao parque como uso do estacionamento será gratuito. Neste ano, 42 empresas trarão as suas novidades.
(Com Assessoria Show Rural)