Além do Sul do Brasil a onda de frio tem sido sentida fortemente no Uruguai e Argentina. Temperaturas negativas foram registradas ao longo da semana. A cidade de Gualeyguachú, na Argentina, que fica na província de Entre Ríos, segundo o Metsul anotou recorde absoluto de mínima com -7,6ºC na terça, batendo o recorde prévio de -7,0ºC (23/6/1945 e 14/6/1967). O país registrou a quinta morte em julho em razão do frio intenso. Todas as vítimas era moradores de rua.
Em contrapartida o frio e principalmente a chuva, no Brasil estão sendo importantes para o controle dos incêndios no Pantanal. Os focos perderam força.
De acordo com dados de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Pantanal registrou 1 foco de calor na terça, 5 na segunda e nenhum no domingo. Somente nos primeiros quatro dias do mês, o bioma registrou mais de 400 focos. Os dados são do Metsul.
Show Rural de Inverno vai ter 42 expositores na sua 5ª edição
Tribunal fará auditoria em assistência técnica e extensão rural
FRIO CONGELANTE NO RS
No Rio Grande do Sul os dias tem sido congelantes. A paisagem tomada pelo gelo chama a atenção. O Rio Grande do Sul voltou a registrar mínimas abaixo de zero nesta quarta-feira. Como era previsto, as menores temperatura se deram no Oeste do estado, onde o tempo se encontrava aberto e seco enquanto a maioria das regiões gaúchas tinha nuvens ou chuva por um ciclone na costa. Veja a lista de temperaturas mínimas observadas hoje no Rio Grande do Sul em estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura e particulares (PWS): Quaraí: -2,7°C Uruguaiana: -1,1°C São Borja: -0,4°C
PARANÁ COM CHUVA NA LAVOURA
A chuva demorou mais chegou ao Norte e Noroeste do Estado. A instabilidade deve seguir até o fim de semana. Quinta-feira, com variações nas condições do tempo no Paraná. O dia começa com tempo menos instável, mas o desenvolvimento de nova frente fria entre o Paraguai e sul do país, altera estas condições. Volta a chover ainda pela manhã a partir do oeste, enquanto nas demais regiões paranaenses, isto ocorre ao longo do dia. Segue um pouco frio no Paraná, sendo que ao norte/PR, espera-se maior amplitude térmica das temperaturas.
(Com Metsul)