O Senar Amazonas, representado pela superintendente Jeyn’s Alves e equipe técnica da instituição, em convênio com o Sebrae Amazonas, representado pela diretora técnica Lamisse Cavalcanti e pela diretora administrativa financeira Adrianne Gonçalves, realizaram na quinta-feira (27), um Dia de Campo com foco em fruticultura. A ação foi direcionada para 30 produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AM e realizada na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba. O proprietário da Fazenda, Edney Marques, também prestou apoio e esteve presente no evento.
a ação faz parte do calendário integrado entre a ATeG e a Formação Profissional Rural (FPR) e tem o objetivo de proporcionar conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento de propriedades rurais no Estado.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves esteve presente na abertura e durante o Dia de Campo falou sobre os esforços da instituição, conjuntamente com o Sebrae/AM para apoiar os produtores rurais assistidos.
“Hoje estamos aqui em mais uma ação celebrando o convênio entre o Senar e o Sebrae em prol dos nossos produtores. Aqui em Iranduba assistimos um grupo de ATeG de 30 produtores no qual eles recebem qualificação, oficinas, orientação técnica e também o Dia de campo. Hoje eles estão visitando a Fazenda Santa Rosa que é uma fazenda modelo onde encontramos diversas culturas agro e pecuária, juntando também o foco do empreendedorismo presente nas duas instituições – o Senar Agro e o Sebrae Empreendedor, afinal o produtor rural também é um empresário, um empreendedor da sua própria propriedade”, destacou Jeyn’s Alves.
A Diretora Técnica do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti ressaltou que o Dia de Campo é fruto de uma importante parceria entre o Sebrae e o Senar e é um dia muito rico de conhecimento para os produtores. “Eles podem estar absorvendo conhecimento para implantar em seus negócios para que eles se tornem cada vez mais prósperos e com uma alta qualidade em seu trabalho”, pontuou.
A Diretora Administrativa e Financeira do Sebrae/AM, Adrianne Gonçalves, complementou: “Esse Dia de Campo coroa dois anos de trabalho do convênio entre as instituições, um ciclo importantíssimo voltado para a melhoria do agro, para o fortalecimento do empreendedor do agro, especialmente aqui em Iranduba. Não conseguiríamos fazer nada sem o Senar que traz a capacitação técnica, o relevo no segmento e trabalhando juntos, Sebrae e Senar são bem mais fortes”, acrescentou.
Estações
O Dia de Campo foi conduzido pelo técnico de campo responsável pela ação, Kleison Santiago e pelo instrutor que ministrou a oficina de fruticultura, Emanoel Afonso Leite. exposição de maneira geral sobre inovações no plantio de limão. Durante a visita guiada nesta área produtiva vamos esta explicando e tirando as duvidas dos agricultores assistidos pela ATeG. Os temas seguirão para discussão sobre Adubação Verde, Capim Associado e Fertirrigação.
Na primeira estação (Limão), os técnicos fizeram uma exposição geral sobre inovações no plantio de limão e durante a visita guiada explicaram e tiraram dúvidas dos participantes. Temas como adubação verde, capim associado e fertirrigação também foram abordados.
Na segunda estação (acerola), os produtores receberam informações aprofundadas sobre os tratos culturais, como poda, adubação em suas propriedades rurais, sua importância dentro dessa cadeia e seus principais tipos, associando com técnicas de fertirrigação e ventosas, além de abordarem sobre pragas e doenças.
Na terceira estação (produção de mudas) os participantes tiveram informações sobre viveiro, manejo e produção de mudas. Os técnicos falaram sobre o aproveitamento adequado da produção do viveiro, preparo do substrato e repicagem de mudas.
Os produtores fizeram ainda um tour na propriedade rural no trenzinho e receberam informações sobre empreendimento rural e os desafios e inovações dentro do setor do agronegócio.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar