O programa Agricultura Urbana, que tem como foco fomentar a produção de hortaliças e legumes em Unidades Produtivas comunitárias espalhadas por vários bairros de Cascavel, está fortalecido com a formação em associativismo. O lançamento aconteceu no início da noite de ontem (27) no auditório da prefeitura.
A criação da associação transforma o programa, dando mais força para os produtores, possibilitando o acesso a recursos, fomento, novas parcerias e renúncia fiscal para empresas que fizerem doação. A criação da associação tem apoio da Fundação Alphaville.
Solos de lavouras precisarão de recuperação no RS
Frente fria: menor temperatura do PR é registrada em Palmas
O Prefeito Leonaldo Paranhos diz que o associativismo consolida o programa, que hoje reúne 176 famílias, mas tem capacidade de avançar ainda mais.
“A associação, unindo todas essas pessoas, famílias, vai dar musculatura, vai dar a eles mais capacidade de envolvimento, de produção, de tecnologia, de conhecimento. Estamos caminhando para uma cooperativa, para que nossos produtos possam ultrapassar as fronteiras de Cascavel”, afirmou o prefeito.
O Agricultura Urbana, além de produzir alimentos e contribuir para a segurança alimentar, eliminou problemas com terrenos baldios, espaços muitas vezes tomados por sujeira e matagal. Transformadas em Unidades Produtivas, a produção tem auxiliado centenas de famílias em Cascavel.
“Toda ação que fortalece o produtor, o agricultor, o ser humano, a gente tem que motivar e participar. E essa associação que está sendo fundada vai fortalecer muito mais as pessoas. Nós temos um potencial muito grande, e o que precisamos é treinamento, capacitar, e esse evento aqui hoje está dizendo tudo isso, então é muito bom, todos vão ganhar”, enfatizou o vice-prefeito Renato Silva, que também participou do evento.
José Luiz Ferreira, coordenador de Programas do Território Cidadão, explica que o associativismo tem como função unir mais os produtores para possibilitar que eles se organizem para a captação de recursos e treinamentos nas 35 Unidades Produtivas.
“Nós recebemos a doação da Fundação Alphaville para a formação dos produtores, ou seja, nós começaremos hoje o primeiro módulo da formação. Será explicado para eles qual a importância no início da associação, porque criar uma associação e vamos evoluindo nos módulos, depois entraremos mais na parte técnica, como se cria uma associação, o que é uma diretoria, chegando até o ponto da associação estar montada, registrada no cartório de títulos e documentos com o seu estatuto aprovado”, observa.
O especialista em sustentabilidade da Alphaville, Ricardo Benitez, explica que a fundação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua em 23 estados.
“A história aqui em Cascavel começou em 2018. A gente identificou que tinha muitos produtores de agricultura urbana e a gente logo encontrou o Território Cidadão, que na figura do professor Ferreira, coordenando esse programa, começamos a dar início a essa construção desse plano de trabalho”, diz.
(Com Assessoria/Cascavel)