A edição 1610 do Boletim Informativo, revista do Sistema FAEP/SENAR-PR, está disponível. A reportagem de capa destaca um imbróglio jurídico que está causando problemas para os produtores rurais do Paraná. O Sistema FAEP/SENAR-PR contabilizou diversas notificações e cobranças recebidas por agricultores e pecuaristas por causa de valores devidos sobre o Imposto Territorial Rural (ITR), que leva em conta o Valor da Terra Nua (VTN) de cada município. No entanto, laudos técnicos apontam erros nos cálculos elaborados pelas prefeituras, resultando em cobranças abusivas aos produtores.
Os laudos técnicos encomendados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR avaliaram o VTN em 13 municípios do Paraná que registraram grande número de produtores rurais notificados indevidamente. A análise foi feita por um especialista em consultoria fundiária, de acordo com os critérios técnicos previstos em legislação, como classificação de solo, da cobertura vegetal, do relevo, benfeitorias reprodutivas e não reprodutivas, entre outros. Todos os documentos estão disponíveis ao público.
Produtores participam de programa de liderança internacional
2º maior produtor nacional, PR se destaca pela qualidade do mel
Nesta edição, confira também os detalhes sobre a rodada de Encontros Regionais de Líderes Rurais, que, em junho, vai percorrer 11 cidades do Paraná: Ribeirão Claro, Londrina, Maringá, Cianorte, Pitanga, Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Teixeira Soares, Castro e Rio Negro. A programação inclui atividades para fortalecer a rede de contatos dos participantes, dinâmicas em grupo e a palestra com Filipe Masetti, conhecido como o “Cavaleiro das Américas”.
Outro destaque é o trabalho conjunto da Patrulha Rural da Polícia Militar com produtores, sindicatos rurais e Sistema FAEP/SENAR-PR, que tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no campo. Segundo dados da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), em 2023 houve uma diminuição de 18% nos furtos e de 4,3% nos roubos em comparação com 2022. Esses resultados positivos estão incentivando a formação de uma nova cultura de prevenção, que vem se espalhando pelas regiões agropecuárias do Estado.
Veja as mudanças no calendário para o vazio sanitário e para a semeadura da soja no Paraná. De acordo com a nova portaria, que atende a pedidos do Sistema FAEP/SENAR-PR, o vazio sanitário acontecerá de forma escalonada na próxima safra, levando em consideração as características climáticas de cada região. Além disso, a medida amplia para 120 dias corridos o plantio para todas as regiões do Estado.
Você ainda confere a história de um casal de Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, que deixou o trabalho na cidade para se dedicar a uma nova atividade no campo, graças aos cursos do SENAR-PR. Elzilene e Claudio Alegre revitalizaram a propriedade, investiram no gado de leite e abriram uma agroindústria de derivados, com produção de queijos, manteiga e iogurte.
(Com Assessoria Faep)