Alerta de perigo, divulgado na madrugada desta quinta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pede à população de algumas áreas do Rio Grande do Sul que adotem medidas de segurança em decorrência das chuvas, ventos intensos e queda de granizo previstos para esta quinta-feira.
As áreas de maior risco são a região serrana, o noroeste, o centro oriental e ocidental do Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de Santa Catarina e a área metropolitana de Porto Alegre.
Produtores participam de programa de liderança internacional
2º maior produtor nacional, PR se destaca pela qualidade do mel
Estão previstas chuvas entre 30 milímetros por hora (mm/h) e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia; ventos intensos (60 a 100 km/h); e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
PARANÁ
A Defesa Civil do Paraná informa que tem previsão de frente fria na região Oeste, o que deve causar chuva intensa, raios e rajadas de vento fortes, acima de 60 km/h nesta quinta-feira (23).
Diante disso, a Defesa Civil de Cascavel está em alerta para atender a qualquer situação de emergência. Os equipamentos foram revisados e os servidores seguem de plantão. Para acionar o atendimento gratuito, basta ligar para o telefone 199.
O Inmet sugere que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, acrescenta o instituto. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
(Com Agência Brasil)