A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo autorizou a entrada e a comercialização, no estado, de produtos de origem animal provenientes do Rio Grande do Sul, anteriormente restritos ao mercado gaúcho.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Esses produtos devem estar registrados nos serviços de inspeção municipal e estadual. A medida, regulamentada pela portaria nº 17, de 15 de maio de 2024, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), exige também uma autorização de trânsito emitida pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul para o ingresso desses produtos em São Paulo.
Em comunicado, a secretaria informou que a decisão foi tomada após a Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) enviar uma carta ao Ministério da Agricultura relatando os severos impactos da tragédia climática sobre os produtores gaúchos, com perdas significativas em lavouras, pastagens e na logística.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, destacou em nota que a medida visa oferecer suporte adicional aos produtores afetados e preservar a rentabilidade dos produtores gaúchos.
“O governo de São Paulo está comprometido em apoiar os produtores rurais do Rio Grande do Sul de todas as formas possíveis”, afirmou Piai.
Por favor, para confirmar sua inscrição clique no link enviado para o seu e-mail. Ocorreu um erro! Não foi possível realizar o cadastro.