Entidades do agro da região do Matopiba, também estão se mobilizando para enviar donativos para a população gaúcha. No oeste da Bahia, uma grande mobilização organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães (SPRLEM) está sendo feita para ajudar as famílias atingidas.
A força tafera está mobilizando também outras instituições da região Oeste da Bahia. A triagem e separação dos donativos é feita por voluntários na quadra de esporte do Colégio Mimoso do Oeste em Luis Eduardo Magalhães (BA).
“Nós estamos com um grande grupo de patriotas, de pessoas que estão aqui trabalhando, se mobilizando, recebendo doações, fazendo triagem e carregando os caminhões para que a gente possa enviar essa doação para o Rio Grande do Sul. São várias entidades que estão envolvidas nessa arrecadação, nós temos igrejas, escolas, o sindicato entre outras”, explica Greice Kelli Fontana Klein, presidente da entidade.
Gaúcha, assim como muitos moradores do município, ela acredita que a solidariedade ampara e minimiza o sofrimento da população atingida.
“A gente está realmente aqui, buscando poder fazer um pouquinho pra amenizar a dor dos nossos irmãos do rio grande do sul e a gente pede pra que você, tem condições, também se solidarize e faça uma doação, seja em serviço, seja em material ou mesmo em pix. Nossos irmãos do Rio Grande do Sul estão passando por uma grande tragédia e a gente precisa realmente fazer alguma coisa concreta para diminuir esse sofrimento”, pontua.
A solidariedade em todo país se manifesta no Matopiba, que há décadas, muitos produtores rurais gaúchos encontraram nessas terras uma esperança, e hoje, de longe, contribuem como podem.
“E hoje a gente está conseguindo atender a várias regiões do Rio Grande do Sul. A família da minha mãe é toda de Encantado, Arroio do Meio, então a gente tá em contato com todo mundo pra procurar sempre um método melhor de atender o pessoal. Esse trabalho em conjunto aqui, está sendo algo muito especial pra todos nós, por poder fazer isso pelo povo do Rio Grande do Sul.”, comenta Kenni Henke, empresário e secretário de agricultura de Luis Eduardo Magalhães.
As Federações de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Maranhão (Faema) e Bahia (Faeb) também estão prestando apoio.
“A federação e todo Sistema Faet-CNA, se solidariza com as famílias que têm sofrido com essas graves enchentes que têm ocorrido no estado. Em face disso, a Faet resolveu lançar uma campanha de arrecadação de donativos, alimentos não perecíveis ou água, que hoje é o que essas famílias mais necessitam. Também apoiamos a campanha da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul)”, comenta Luiz Cláudio Faria, diretor instituicional do Sistema Faet/Senar.
Carlos Antônio Feitosa de Sá, vice-presidente da Faema disse que os canais de comunicação da entidade está divulgando a chave pix da Farsul, para presidentes de sindicatos, técnicos e instrutores e toda a sociedade.
“Pedimos para que ajudem dessa forma a população que nesse momento passa por dificuldades pela catástrofe das enchentes”, solidariza.
A Associação dos Produtores de Soja da Bahia (Aprosoja-Ba) também está realizando campanha nas redes sociais.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), também está apoiando a campanha de doação da Aprosoja do Rio Grande do Sul.
Ajuda institucional
O Corpo de Bombeiros do Oeste da Bahia também está arrecadando mantimentos como água, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.
Além disso, o Governo da Bahia, enviou ao Rio Grande do Sul, 22 bombeiros com experiência em situações de emergências decorrentes de desastres naturais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia, os militares baianos salvaram até esta quinta-feira (9), 212 pessoas, 20 animais e atuaram no resgate de 6 corpos.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!