O escopo de trabalho do programa prevê mais de 60 ações para a localidade
A Prefeitura de Beruri, em parceria com o Sebrae Amazonas, vai executar o Cidade Empreendedora, programa de desenvolvimento social e econômico nos municípios, que prevê mais de 60 ações entre consultorias e capacitações para o território. O lançamento oficial está marcado para o dia 14 de maio.
O Cidade Empreendedora é um programa que atua em 10 eixos estratégicos, abordando gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade.
Em parceria com a prefeitura, o Sebrae está implantando o programa Cidade Empreendedora. “Já realizamos reuniões com as secretarias e o gabinete da prefeita do município identificando diversas demandas para promover os pequenos negócios e melhorias da administração municipal”, é o que explica o analista técnico do Sebrae Manacapuru, Robson Gadelha, que ainda acrescenta que o intuito do programa é atuar tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
“Os principais benefícios incluem aproximar os empreendedores e produtores rurais da economia local e fortalecer suas atividades, além de capacitar diversos segmentos da comunidade para aumentar suas rendas e proporcionar uma vida melhor para suas famílias. A prefeitura tem dado total apoio ao Sebrae e estamos otimistas em realizar um excelente programa Cidade Empreendedora em Beruri”, conta Gadelha.
O corpo técnico, o gabinete da prefeita e as Secretarias de Assistência Social, Educação, Produção e Esporte realizaram um mapeamento das demandas e soluções, de acordo com as especificidades do município. Para Karina Carvalho, coordenadora estadual do Cidade Empreendedora, a parceria entre a prefeitura e o Sebrae e o planejamento do programa são fundamentais para o sucesso do programa na localidade. “Essas tratativas iniciais são cruciais para que a prefeitura e o Sebrae possam construir um plano de trabalho a ser executado até o final do programa no município”, explica a coordenadora.
O plano de ação do programa prevê mais de 60 ações para o município, incluindo cursos de corte, escova e colorimetria de cabelo, tranças e penteados, enfermagem em atendimento à pessoa idosa, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, manicure e pedicure, alongamento de unhas em gel, segurança alimentar, pintura em tecido, bordados, artesanato em EV, mecânica básica para moto e carro, confeitaria, redação oficial, oratória, fotografia, design gráfico, práticas administrativas em escritório, gestão e liderança, informática básica, curso de formação continuada para professores de classes multisseriadas do campo e indígenas, robótica educacional com oficinas para os alunos, entre outros.
Em 2023, o programa alcançou 11 municípios, impactando diretamente 6 mil empreendedores. Adaptando-se às especificidades da região, o programa tem atuado em pelo menos um município ao longo das calhas dos rios, como Alto Rio Negro, Juruá, Alto Solimões, Solimões e Médio Amazonas. Agora, em 2024, está programado para expandir sua atuação para mais de 10 localidades.