Certame acadêmico estimula pesquisas sobre fertilizantes. Melhor trabalho será reconhecido com R$ 15 mil
A Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA) promove o “3º Prêmio Carlos Florence”, cujo objetivo é incentivar a produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de fertilizantes. As inscrições encerram-se em 19 de julho de 2024.
“Nossa missão é estimular o debate e aumentar a produção acadêmica sobre os fertilizantes. Convidamos o Brasil para isso, em prol do desenvolvimento da sociedade e das indústrias desse importante insumo”, destaca Ricardo Tortorella, diretor-executivo da ANDA.
O prêmio é destinado aos estudantes matriculados em cursos superiores ligados à agronomia e suas vertentes, nos níveis de graduação e pós-graduação, realizados em território nacional. Poderão ser submetidos ao certame os seguintes trabalhos: artigos, ensaios, monografias, dissertações e teses relacionados ao tratamento e uso do solo, inovação ou desenvolvimento de produto e gestão e tecnologias de aplicação de fertilizantes. O edital ainda contemplará conteúdos que ressaltem o movimento internacional Nutrientes para a Vida sobre a importância biológica, ambiental e econômica dos fertilizantes para uma sociedade.
A avaliação dos trabalhos inscritos será realizada por uma comissão julgadora, que atribuirá notas com peso 40 aos seguintes critérios: “inovação” e “viabilidade de aplicação”. E peso 20 para “objetividade” e “clareza”. O vencedor será anunciado no 11º Congresso Nacional de Fertilizantes, no dia 27 de agosto de 2024.
“Esperamos receber estudos do cenário econômico, sustentável e biológico, com abordagens inovadoras, que visem à saúde e segurança alimentar do País. Diversificando olhares, poderemos reconhecer talentos”, completa Tortorella.
Os interessados poderão acessar o site da ANDA (Link), preencher o formulário de inscrição e seguir as orientações para formalizar o envio do trabalho acadêmico. As inscrições são gratuitas.
Tecnologia para fertilizantes nitrogenados
O vencedor da segunda edição foi o aluno Leonardo Fernandes Sarkis, autor do trabalho “Tecnologias para fertilizantes nitrogenados: eficiência agronômica e emissões de gases de efeito estufa”. Em 2023, foram avaliados 23 trabalhos, de 40 participantes, matriculados em 14 instituições de Ensino Superior estaduais (7), federais (5) e particulares (2), estabelecidas em cinco regiões do País. A Anda visa fortalecer as atividades de sensibilização na Região Norte, que não enviou trabalhos no último certame.
Carlos Florence
O ilustre Carlos Florence, que dá nome ao prêmio da ANDA, falecido em 30 de junho de 2021, era diretor-executivo da AMA (Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil) e reconhecido como um dos maiores especialistas do setor no País. Também se dedicava à literatura, publicando crônicas semanais em jornais e no seu blog.
Com mais de 80 anos, Florence nasceu em São Paulo, em 1938. Era profundo conhecedor do segmento de adubos. Acompanhou as principais transformações do setor nas últimas décadas.
Serviço – 3º Prêmio Carlos Florence
Pré-requisito: Estudantes matriculados em cursos superiores da agronomia e similares
Prazo de inscrição: 19 de julho
Inscrições: Link
Mais informações: Link
display: block