A pesca no Amazonas já tem 54 nomes como pré-candidatos em 2024. Veja nomes e municípios.
Opinião/Informação:
A pesca, que também é AGRO, vem mantendo contato com este espaço e vem apresentando vários nomes como pré-candidatos nas eleições municipais deste ano. Abaixo, divulgo a lista dos pré-candidatos a vereador e um pré-candidato a prefeito. Como o assunto é pesca, solicitei do colaborador do SEBRAE e ex-titular da SEPA/SEPROR do Amazonas, o engenheiro de pesca Leocy Cutrim, as vantagens de termos uma maior presença no legislativo envolvendo o potencial pesqueiro do Amazonas. Recebi a mensagem a seguir:
“…A importância dos pescadores, ter representantes políticos na câmara municipal é significativa por diversas razões:
- Defesa de interesses: Os representantes políticos das Entidades de Pescadores podem defender em nome da comunidade pesqueira, seus interesses e necessidades diante do governo local. Como por exemplo: regulamentação da pesca, proteção ambiental das áreas de pesca, acesso a recursos e subsídios para os pescadores, entre outros.
- Participação democrática: A presença desses representantes na câmara municipal promove uma maior inclusão e participação democrática no processo político. Garantindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões que afetam diretamente suas vidas e meios de subsistência.
- Formulação de políticas: Podem contribuir ativamente na formulação de políticas públicas relacionadas à pesca e ao meio ambiente. Eles podem trazer uma visão única e experiência prática para o processo legislativo, ajudando a garantir que as leis e regulamentos sejam adequados e eficazes para a comunidade dos pescadores.
- Acesso a recursos: Pode ter acesso a recursos financeiros e programas governamentais (emendas municipais, estaduais e federais) destinados a apoiar e desenvolver a pesca local. Isso pode incluir subsídios para modernização de equipamentos, treinamento profissional, infraestrutura portuária e outras iniciativas de apoio.
- Fiscalização e prestação de contas: Permitir que acompanhe de perto as ações do governo municipal e exija prestação de contas quando necessário. Garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma transparente e em benefício da comunidade dos pescadores.
- Em resumo, garantir a representação do setor e a defesa dos interesses dessa categoria, além de promover uma participação mais ampla e inclusiva no processo político municipal.
- Hoje nos municípios doa Amazonas temos cerca de 20 vereadores de mandato, oriundos de entidades de pescadores ou apoiados por elas. Desde já desejo Boa Sorte, aos que vão para reeleição e para os que serão estreantes nas Eleições de 2024. Caso eleito que façam um bom trabalho em prol do da maior classe profissional do estado do Amazonas, “Os Pescadores”.
Muito bom Leocy, estão bem definidos os objetivos, a missão, concordo com todos eles, então, vamos torcer, acompanhar e cobrar. O Amazonas com todo esse potencial não pode viver só de seguro defeso.
THOMAZ RURAL
Relacionado
Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
One thought on “A pesca no Amazonas já tem 54 nomes como pré-candidatos em 2024. Veja nomes e municípios.”
Rigoberto Pontes
abril 22, 2024 em 11:40 pm
Permalink
Boa noite, meu caro Thomaz.
Eu gostaria de dar umas sugestões e contribuições dessa sua matéria sobre as “pré- candidaturas do setor da prsca”.
Eu gostaria de destacar que a Pesca Artesanal, que foi o foco da matéria, é apenas uma das atividades (ou subsetor) do Setor Pesqueiro do Estado do Amazonas.
Ou seja, além da Pesca Artesanal, o Setor Pesqueiro do Amazonas tem outras atividades que fomentam a economia do setor pesqueiro do nosso estado, como a Piscicultura, a Pesca Manejada do Pirarucu, a
Pesca de Peixes Ornamentais, a Pesca Esportiva e, ainda podemos incluir, a pesca de subsistência que é praticada, de maneira informal, pelas populações ribeirinhas e indígenas que vendem seus excedentes para os intermediários que estão envolvidos nas diversas atividades da Cadeia Produtiva do Pescado do Amazonas.
É evidente que a Pesca Artesanal é o setor que envolve maior número de mão-de-obra e volume de produção no nosso estado, diferente do que ocorre em outros estados, como Rondônia e Roraima, onde a piscicultura é a atividade mais expressiva do Setor Pesqueiro desses estados.
Portanto, vale destacar, que a pesca artesanal não é apenas o setor que deve ser foco dos candidatos que desejam “pescar” votos dos eleitores envolvidos no Setor Pesqueiro do Estado do Amazonas.
Resposta