O Senar Amazonas (Senar-AM), representado pelo presidente Muni Lourenço, pela superintendente Jeyn’s Alves e equipe técnica da instituição, em convênio com o Sebrae-AM, representado pela diretora técnica, Lamisse Cavalcanti e em parceria com o Sindicato Rural de Rio Preto da Eva, representado pelo presidente Eduardo Castelo, realizou na última sexta-feira (19), na Fazenda Progresso, no ramal do Procópio, no município, mais uma edição do Dia de Campo.
A ação, que teve foco na irrigação foi direcionada para 30 produtores rurais da cadeia produtiva de fruticultura atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AM.
O objetivo foi apresentar aos produtores rurais diferentes sistemas de irrigação e fertirrigação na fruticultura, enfatizando a importância do manejo adequado na suplementação hídrica de frutíferas, buscando maior crescimento e produtividade com eficiência econômica e menor impacto ao meio ambiente.
Estiveram presentes na ocasião, representando o Senar Amazonas, o gerente técnico, Jean Mendes, o coordenador de ATeG, Rodrigo Guimarães e a responsável pela Formação Profissional Rural (FPR), Ana Pimenta. Também esteve presente o proprietário da Fazenda Progresso, Cláudio Decares. O tema escolhido para a atividade foi ministrado pelos técnicos de Campo, Edigelson Braz e Ari Batista.
Foco em irrigação
Na abertura do evento, o presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço, enfatizou que esta edição do Dia de Campo foi estrategicamente pensada para tratar de um tema importante e atual: a irrigação. “Nós sabemos que estamos convivendo com o contexto das mudanças climáticas, que o nosso Estado em 2023 vivenciou uma seca histórica, com um verão muito rigoroso e com previsões para esse ano de um verão extremamente intenso e que traz impactos para a produção, produtividade e consequentemente para a renda dos produtores rurais amazonenses”, contextualizou.
Nesse sentido, conforme explicou Muni Lourenço, o Senar Amazonas, em parceria com o Sebrae-AM, e contando com o apoio do Sindicato Rural do município, se preocupou em disponibilizar e ampliar o conhecimento ao domínio dessa tecnologia que garante maior eficiência produtiva na propriedade, maior sustentabilidade ambiental, maior produtividade e garantia de renda, mesmo em períodos de eventos climáticos extremos.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, detalhou que esta ação do Dia de Campo está dentro do convênio firmado com o Sebrae-AM, no qual um dos municípios contemplados é Rio preto da Eva. “As temáticas são escolhidas de acordo com a necessidade da localidade e da cadeia produtiva, sempre priorizando o aumento da produtividade, bem como a qualidade da produção e isso é um fator de multiplicação que vai ser desenvolvido ao longo dos anos com mais Dias de Campo em outras localidades contempladas pelo convênio”, pontuou.
A diretora técnica do Sebrae-AM, Lamisse Cavalcanti, também presente na abertura do evento, classificou como exitosa, a ação que integra a parceria firmada entre as duas instituições. “Os 30 produtores do ramo de fruticultura estão tendo a oportunidade de absorver melhores práticas, técnicas de inovação na irrigação, onde vão poder levar para as suas propriedades essa inovação e ter um aumento de produtividade e consequentemente, de renda”.
Calendário integrado
A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no Estado. Busca também sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental e adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
@sistemafaeasenar