Foi de repente. Um raio atingiu uma propriedade rural no interior da Paraíba e matou 12 animais, sendo quatro vacas e dois bezerros. O fato aconteceu na tarde da última terça-feira (09). O proprietário da fazenda, Carlos Ronieri, recebeu a notícia por telefone. Depois recebeu um vídeo mostrando o resultado do ocorrido. “Eles mandaram um vídeo e parecia coisa de filme. Foi aquele choque. Mas graças a Deus a vida de todos os trabalhadores foi preservada”, contou Ronieiri.
A partir de então os funcionários precisaram tomar algumas medidas, os animais que sobreviveram foram levados para adaptação em outro local da propriedade. “Alguns bezerros ficaram sem suas mães, então precisamos tomar as providências para que eles não sintam tanto”, disse o proprietário.
Queimada com prescrição é novidade no decreto de emergência do MS
Após pedido da FAEP Paraná aumenta tributo de produtos lácteos importados
Não há maneiras de zerar o risco de queda de raios em propriedades rurais. Existem apenas medidas de redução de riscos, como a instalação de para-raios. Árvores isoladas no meio da pastagem atraem descargas elétricas.
E A CARNE?
O Ministério da Agricultura orienta o descarte da carne dos animais atingidos por raio, uma vez que torna-se imprópria para consumo humano.