A semana terminou e a chuva marcou presença no finalzinho de sexta-feira no Paraná. Em Cascavel veio uma pancada, mas ainda assim, insuficiente. Os produtores das regiões produtoras estavam pedindo socorro, porque a cada dia de seca, os prejuízos se multiplicam. “Na semana que vem a chuva não pode falhar”, diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, com preocupação pelo cenário que se apresenta no agro.
O alento pode acontecer já no sábado e domingo, mas sem volumes significativos. A região Leste do Estado será beneficiada. “Já na segunda e terça-feira a previsão é de que a chuva se espalhe. Não é , muita chuva diante da grande necessidade. O produtor pode fazer um teste para verificar a umidade do solo. Basta cavar meio metro e verificar, certamente o solo está muito seco. Isso tem sido altamente prejudicial.”
Aprosoja orienta produtor a obter prorrogação de parcelas de financiamento
Castigados pela seca, municípios do Paraná estudam decreto de Emergência
Coutinho reforça o quão necessário é a chegada da chuva neste momento, tendo em vista que no final de abril nos encaminhamos para uma La Niña, e os efeitos começarão a ser sentido. Do dia 11 ao dia 19 a situação tende a melhorar. As previsões mostram indicativos de chuva acima do norm
Chuva farta no extremo sul do País
Ao contrário do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão chuvas volumosas a partir de domingo. Há um alerta. Segundo projeções dos modelos meteorológicos, algumas regiões desses estados podem receber mais de 100mm de chuva em pouco tempo.
(Com informações Climatempo)