A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta quinta-feira (04) uma operação para cumprir mais de 15 ordens judiciais contra um grupo ligado ao desvio de cargas de ração. Estima-se que o prejuízo seja superior a R$ 1,1 milhão.
A ação aconteceu simultaneamente em Jaguapitã e Rolândia, no Norte do Estado. São 15 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e medidas cautelares.
Castigados pela seca, municípios do Paraná estudam decreto de Emergência
Atenção produtores: Portal Sou Agro explica como efetuar a renegociação de dívidas
De acordo com as investigações, os suspeitos mudavam as rotas dos caminhões que transportavam o produto, provavelmente para utilização em granjas, e desviavam parte da carga. Dentre os crimes apurados estão organização criminosa, furto qualificado, receptação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
O delegado Bruno Sentone confirmou que entre os envolvidos estão empresários e um policial do Batalhão de Polícia Ambiental de Londrina. O trabalho de investigação iniciou há dois anos, após uma empresa logística denunciar que parte da carga de ração que ele enviava para diversos estados estava sendo desviada. A queixa foi o pontapé inicial para que a investigação fosse deflagrada.
Sentone relatou em entrevista que os caminhões carregados com ração desviavam a rota definida. A empresa passou a inspecionar e identificou uma diferença entre o que era carregado e o que chegava ao destino. A Polícia Civil informou que a carga era desviada para propriedades rurais do Norte Paranaense. Durante a operação a PC apreendeu R$ 300 mil e três veículos.
(Com AEN)