Continua após a publicidade..
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, nesta quinta (21) e sexta (22), o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Brasília, com a participação das 27 administrações regionais da entidade. O Senar Amazonas foi representado pelo Gerente Técnico da instituição, Jean Mendes e pelo Coordenador da ATeG, no Amazonas, Rodrigo Guimarães.
“O encontro nos ajuda a fazer com que as equipes dos estados entendam o processo da ATeG e saiam da rotina para conseguir avaliar como podem melhorar o atendimento ao produtor,” explicou o diretor-adjunto, Eduardo de Oliveira.
Continua após a publicidade..
No primeiro dia do evento, Oliveira apresentou os avanços da área, como o crescimento de 18% do número de propriedades atendidas em 2023 em relação ao ano anterior e a previsão para 2024, que deve ser acima de 11%.
“Esse ano alcançaremos 400 mil propriedades atenddas e a intenção é ampliar 120 mil propriedades por ano até alcançarmos 1 milhão em 2029,” afirmou.
Para os coordenadores, o encontro é importante principalmente para troca de experiências e acesso a novas informações.
Continua após a publicidade..
Durante a programação do dia, os coordenadores participaram da palestra Descomplicando a ATeG, com o consultor do Senar, Christiano Nascif, que abordou os processos da assistência técnica em formato de trilhas para uma gestão inteligente focada em resultados.
Novidades – O coordenador nacional de Assistência Técnica do Senar, Rafael Diego Costa, falou sobre as ações para 2024, entre elas, o lançamento do novo caderno do produtor e do Guia de Boas Práticas.
Segundo ele, são dois cadernos, um de produção animal e outro de vegetal, que serão complementares aos cadernos anteriores entregues aos produtores durante o atendimento técnico nas propriedades rurais.
Continua após a publicidade..
“O mais legal desse caderno é que cada visita técnica é mapeada dentro dele, ou seja, o produtor saberá o que vai acontecer na visita antes mesmo dela acontecer. Com isso, queremos fortalecer o processo educativo para que depois que o Senar encerrar o atendimento, o produtor consiga fazer a gestão do seu negócio”.
Em relação ao guia de boas práticas, Costa explicou que foi construído por um grupo de trabalho com as administrações regionais e será uma ferramenta digital e interativa, que ficará disponível na biblioteca do Sistema de Gestão da ATeG (Sisateg).
“Esse ano vamos criar planos de ação para que as regionais executem as boas práticas e consigam resolver os gargalos da ATeG”.
Continua após a publicidade..
Outra novidade é a repaginada da Academia ATeG, programa voltado à capacitação de técnicos. O coordenador destacou que esse ano a intenção é ampliar as oportunidades, inclusive com capacitações internacionais.
O encontro de coordenadores continua amanhã (22), com discussões sobre os principais desafios, experiências em projetos e um bate-papo com produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial.
Texto: *Com informações da Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Divulgação/CNA
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar
Assessoria de Comunicação CNA