Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Já faz tempo que o setor quer saber os números que envolvem a licença ambiental (isençao e/ou concessão) para o agronegócio familiar e empresarial do Amazonas. Já sabemos que no âmbito dos agentes oficiais do governo federal o acesso ao crédito rural do nosso Estado é o pior do Brasil (CAIXA, BB e BASA). Triste, mas é a realidade!. Isso já é um sinal que a “isenção” que está nas páginas da ÀCRÍTICA (correta decisão do governo e parlamentares) não deve estar funcionando como deveria. Ouço muito no AGRO a vontade de saber as respostas abaixo, pois acesso ao CRÉDITO é sinal de DESENVOLVIMENTO, DE MOVIMENTAÇÃO DA ECONOMIA.
Continua após a publicidade..
As perguntas são simples:
- Quantos pedidos de isenção e/ou concessão do licenciamento ambiental deram entrada na SEMA/IPAAM ligadas ao setor primário nos últimos 5 anos?
- Quantos pedidos ligados ao setor primário foram atendidos?
- Quantos foram negados ao setor primário, ao produtor rural?
- Qual o tempo que leva essa resposta ao produtor rural? Não só para os novos pedidos de licenciamento e/ou isenção, quanto para os de renovação?
Penso que sejam respostas simples, já está tudo informatizado. Divulguem, pelo menos, nos conselhos e fóruns ligados ao AGRO (CEDRS, CEAPO e CONEPA). Não vale do setor pesqueiro, pois até agora é isento (mas vão já inventar alguma coisa para travar, anotem!)
Essa isenção está realmente chegando no PRODUTOR RURAL? Sem informação fica difícil fazer qualquer planejamento. Toco nesse assunto em razão da necessidade de produzirmos alimentos para reduzir a pobreza que já chega a 65.6% da população abaixo da linha de pobreza.
Continua após a publicidade..
THOMAZ RURAL
Já perguntei da SEMA/IPAAM tempos atrás, sem resposta, voltei a perguntar hoje:
Quantos pedidos de licenciamento ambiental deram entrada na SEMA/IPAAM?
Continua após a publicidade..
Quantos foram atendidos?
Quantos foram negados?
Qual o tempo que leva essa resposta? Não só para os novos, quanto para os de renovação?
Continua após a publicidade..
A ALEAM precisa fazer essa pergunta, e cobrar a resposta, até pra sabermos se TODO esse esforço dos atores ligados ao AGRO, do presidente do IDAM, do Adjuto Afonso, dos produtores rurais, da FAEA, OCB e FETAGRI está valendo a pena.
Precisamos de números!
O espaço continua aberto ao Sistema SEMA cujo IPAAM é uma autarquia vinculada.
O governador Wilson Lima fez sua parte ao enviar a mensagem, mas está tendo resultado? Qual esse resultado? Só a SEMA/IPAAM pode responder.