Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Tenho sempre dito que o interior precisa do ZEE, ENERGIA SOLAR, INTERNET, POÇO ARTESIANO, SEMENTES & MUDAS e ASSISTÊNCIA TÉCNICA (presencial e virtual). Com o nosso tamanho continental, o virtual é o caminho, os cursos gratuitos em EAD estão entre as boas alternativas. A tal “Escola da Floresta” é mais do mesmo que nos levou a ter 65.6% na linha da pobreza. Eu teria até vergonha de rodar o mundo com esse “projeto“. Compare com o que está levando o Pará. A “Compensa”, desde 2003, continua muito mal assessorada na questão ambiental.
Continua após a publicidade..
Abaixo, matéria da assessoria de imprensa do senador Plínio Valério detalhando a entrega do sinal da internet em comunidade indígena. É preciso nos tirar do isolamento, no mínimo, via internet. Pega toda essa grana do FUNDO AMAZÔNIA e investe nas ações do quadro abaixo. Acrescento o asfaltamento da BR-319, já teríamos um Amazonas menos dependente do “teatro” ambiental. Sempre bom relembrar que o aquecimento do planeta que já nos impõe enchentes, secas, queimadas, fumaças e mais FOME foram causados pelos países poluidores que “investem” no Fundo Amazônia.
Como fica a família da CANOA? O casal e seus dois filhos? Remando a um FUTURO que não chega nunca.
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..
Senador Plínio Valério entrega sinal de internet à comunidade Mura Igarapé Açu, em Autazes, e participa das celebrações da Festa da Castanha: “A internet não é mais um luxo, é uma necessidade”, diz cacique
Autazes – Neste sábado (09), durante sua visita à comunidade Igarapé Açu, habitada pelos índios Mura em Autazes, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) entregou uma antena Starlink para garantir sinal de internet à comunidade. O senador amazonense também participou das festividades da Festa da Castanha e plantou uma muda de castanheira, dando início a mais um projeto de geração de renda na comunidade.
“Estar com vocês aqui e poder trazer internet e ver a felicidade do jovem, do idoso. Eu estou feliz também. A minha felicidade vem da felicidade de vocês. E dizer e reafirmar meu compromisso de continuar ajudando. Eu não vim solucionar e ser líder em nada, eu vim para dizer a vocês que estou junto com vocês nos anseios e na luta pela liberdade de cada um de nós. É a minha obrigação como senador”, disse o senador Plínio Valério.
Continua após a publicidade..
Via internet, em suas redes sociais, o senador fez uma transmissão ao vivo da entrega da antena. “Nós estamos aqui com o cacique Jailson, na Aldeia Igarapé Açu, da etnia Mura. Estamos atendendo a um pedido que foi feito de trazer Starlink para eles. Como sempre fazemos, quando os indígenas pedem, a gente nunca diz o que devem fazer. Quando eles pedem, a gente consegue e viemos trazer. E aqui está a maior festa na Aldeia, estamos na Festa da Castanha; eles vivem disso. O Jailson disse que está feliz, mas quem está feliz sou eu”, afirmou o senador amazonense.
“Estamos gratos pela Starlink; a internet hoje para os indígenas e ribeirinhos não é mais luxo, é necessidade. E a Aldeia Igarapé Açu também tem a necessidade de estar se integrando no digital. A partir de agora, podemos postar a cultura, a forma que a gente vive, a Festa da Castanha”, afirmou o cacique Jailson.
Ao plantar a primeira muda de castanheira na comunidade, a convite das lideranças, o senador expressou sua gratidão por fazer parte do projeto e parabenizou a comunidade por mostrar que é possível alcançar a autonomia. “Eu agradeço a honra e quero dizer que tenho o maior prazer de participar desse projeto; aqui estamos vendo fazer, a gente ouve muito o falar. Falam em nome dos indígenas, usam o nome dos indígenas e enriquecem em nome dos indígenas. Vocês indígenas estão fazendo; isso é muito bonito quando um povo resolve tomar as rédeas do seu destino. Um exemplo para o Brasil e o mundo inteiro”, afirmou Plínio Valério.
Continua após a publicidade..
Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério (PSDB-AM)