O Brasil se prepara para enfrentar mais uma onda de calor antes da transição do verão para o outono.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp! Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Essa última manifestação do verão trará impactos em todo o país, exigindo cuidados por parte da população e atenção especial aos setores agrícolas. Veja a previsão do Inmet.
Norte
- Previsão de acumulados de chuva superiores a 50 mm, principalmente em Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, sul do Pará e Tocantins.
- Nas demais áreas, os volumes de chuva deverão ser inferiores a 30 mm.
Nordeste
- Chuvas em forma de pancadas, podendo superar os 80,0 mm na parte norte da região.
- Possibilidade de chuvas localmente fortes em Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste e sul da Bahia, além da costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco.
- Nas demais áreas, estão previstas menores acumulações de chuvas.
Centro-Oeste e Sudeste
- Esperam-se pancadas de chuva em todos os estados.
- Possibilidade de chuvas localmente fortes em Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, centro-norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
- Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulações de chuvas.
Sul
- Previsão de chuvas acima de 50 mm em todos os estados, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, onde são esperados poucos registros de chuva.
A onda de calor atingirá principalmente a Região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. As temperaturas nessas regiões ficarão entre 3°C e 5°C acima da média, com picos ainda mais altos em algumas áreas. O período mais intenso da onda de calor será entre os dias 11 e 15 de março.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor é caracterizada por temperaturas 5°C acima da média por 5 dias consecutivos.
A onda de calor coincide com o início da transição para o outono, que ocorre no dia 20 de março. No outono, os dias são mais curtos e as temperaturas mais amenas, devido à diminuição gradual da radiação solar.
Cuidados
- A chegada da onda de calor exige cuidados por parte da população para evitar problemas de saúde.
- Recomenda-se manter-se hidratado, evitar a exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia, procurar abrigo em locais sombreados, usar roupas leves e aplicar protetor solar regularmente.
- É importante estar atento aos sinais de exaustão e insolação, buscando assistência médica se necessária.
Por favor, para confirmar sua inscrição clique no link enviado para o seu e-mail. Ocorreu um erro! Não foi possível realizar o cadastro.