Na Expodireto 2024, a Biotrigo Genética abordará novas cultivares e apresentará diversas palestras técnicas sobre a cultura do trigo
À medida que o começo da colheita da soja se aproxima, os agricultores gaúchos dão início aos seus planejamentos para a safra de inverno de 2024. E após um histórico El Niño em 2023, que ocasionou em cenário desafiador para a cultura do trigo, as perspectivas para o segundo semestre de 2024 são de ocorrência de um La Niña, fenômeno climático que costuma trazer anos de boa produtividade para o trigo. Somado às previsões de um clima mais seco e frio, oposto à safra passada, os produtores observam um cenário favorável na relação de troca do cereal. Esse fator, aliado à expectativa de boas produtividades, pode tornar o cultivo do trigo vantajoso para a próxima safra, ainda mais se comparado a outras culturas do período.
Para os visitantes da 24ª edição da Expodireto Cotrijal, o evento apresenta uma oportunidade para conferir novas tecnologias em trigo que visam aumentar os níveis de rendimento e estabilidade da lavoura. Uma delas é TBIO Motriz, cultivar de ciclo médio/tardio, indicada para abertura de semeadura.
“Caso se confirme o La Niña, tendemos a ter momentos mais frios no ano, o que aumenta o risco de geada. Assim, o escalonamento de épocas de semeadura se torna ainda mais importante. E Motriz é uma ótima ferramenta para esse objetivo”, cita o gerente comercial regional sul da Biotrigo, Tiago de Pauli.
A cultivar, que possui excelente potencial produtivo, também oferece um bom nível de resistência às principais doenças da cultura. Porém, para extrair o máximo que essa genética tem a oferecer, alguns cuidados são recomendados, principalmente em relação à densidade de população de plantas no campo.
“Sugerimos uma população mais baixa para Motriz, com 250 a 300 plantas finais por metro quadrado. Caso a cultivar seja semeada com densidade maior que o indicado, recomendamos maior atenção ao momento de aplicação do regulador de crescimento, que deve ser usado em dose cheia”, destaca Tiago.
Outra tecnologia em trigo que se apresenta como uma ferramenta útil no escalonamento de semeadura, visando driblar questões climáticas, é TBIO Capaz. Por seu ciclo superprecoce, o material é indicado para fechamento de semeadura. Além de seus ótimos níveis de produtividade, Capaz ainda possui um outro diferencial: sua característica de farinha branqueadora. Esse fator, por sua vez, é altamente valorizado pela indústria moageira.
Produtor de Cachoeira do Sul (RS), Udo Strobel cultivou um material branqueador na safra de 2023. Mesmo com os desafios climáticos impostos pela safra, o agricultor colheu cerca de 50 sacos por hectare e conseguiu vender sua produção por um valor 20% maior do que o preço que o mercado estava pagando no momento.
“Plantamos branqueadores há mais de dez anos, principalmente visando a liquidez na hora de comercializar. A valorização é outro atrativo, já que na maioria dos anos em que plantamos, conseguimos vender o trigo por valores acima do que o mercado estava pagando”, relata Udo.
Trilhas do conhecimento
Durante esta edição da Expodireto, a Biotrigo trará um novo conceito de estande dentro da cultura do trigo. Nele, serão apresentadas palestras sobre temas técnicos pertinentes e atuais sobre a cultura, para oferecer cada vez mais informações ao agricultor.
“Essa nova proposta vai de encontro ao objetivo que a Biotrigo tem em aumentar a taxa de sucesso do agricultor. O produtor está cada vez mais em busca por informação e, tendo em vista os desafios da safra passada no estado, procuramos atender essa demanda, para que o preparo para a safra de 2024 seja o melhor possível”, comenta Tiago.
Os temas a serem abordados nas palestras, que ocorrerão em diversas sessões ao longo da semana, serão relacionados à fertilidade do solo, plantabilidade do trigo e ao manejo das principais doenças da cultura, com enfoque nas doenças de espiga. Ainda, a Biotrigo Nutrição Animal trará palestras voltadas aos pecuaristas, com temas que falam sobre o trigo como opção de forrageira para o inverno e sobre os benefícios do uso de inoculante para silagem.
Biotrigo na Expodireto
Para a Biotrigo e para os agricultores que visitarão o estande entre os próximos dias 4 a 8 de março, a Expodireto 2024 ficará ainda mais marcada pela troca de informações. Para Tiago, essa troca entre a Biotrigo e os produtores oportuniza ambas as partes a agregarem ainda mais conteúdo e conhecimento para a construção de uma safra de sucesso.
“Nós queremos ouvir do produtor as percepções sobre suas últimas safras e sobre como os materiais da Biotrigo podem agregar ainda mais valor para as suas realidades. Com isso, buscamos também transmitir nosso posicionamento para a melhor extração do potencial genético presente nas cultivares, para que juntos possamos aumentar a taxa de sucesso do produtor na lavoura”, assinala.
Data: 4 a 8 de março de 2024
Local: estande da Biotrigo – Avenida B, número 508
Horário: 8h às 18h