A abertura do 2° Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foi realizado durante o Show Rural, no estande da AREAC. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara esteve presente nesse lançamento e abordou a importância das práticas sustentáveis para diminuir os danos ao meio ambiente. “Os cenários indicam que o aumento de gases causadores do efeito estufa estão alterando o clima no planeta e causando danos ao ecossistema. É uma discussão mundial. O Brasil assumiu o compromisse de reduzir as emissões e elaborou um plano de agricultura de baixo carbono, já que é um setor que emite muitos gases pelas práticas agrícolas e produção animal, e há práticas mais sustentáveis”, ressalta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
De acordo com o secfretário são várias metas para avançar em direção a essa redução de carbono. “Reduzindo a área de pastagem degradada nas regiões noroeste, qualificando o plantio direto com solo não compactado e sem erosão, sistema de lavora e pecuária em um modelo sustentável, uso de bioinsumos e menos químicas, além de resolver os passivos ambientais através do correto manejo de dejetos animais, entre outros. O Paraná tem uma agricultura dinamica, de qualidade e pode contribuir nessas metas. Todo mundo busca redução do carbono e a agricultura moderna avança para isso, com formas inteligentes através de boas práticas para chegar a 0 a emissão de carbono”, afirma Ortigara.
Esse plano foi apresentado durante a abertura do Congresso, e o compromisso é reforçado também pela AREAC. “Nossos engenheiros agronônomos devem ter esse conhecimento para levar ao produtor no campo as boas práticas para reduzir os danos ao meio ambiente no campo. Esse é o nosso compromisso de levar essa informação, as práticas da agricultura moderna, para que de fato possamos avançar na redução da emissão de carbono”, ressalta o presidente da AREAC, Fernando Pereira.
O evento é uma promoção da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e será realizado em Cascavel dos dias 27 a 29 de agosto desse ano.
Também participaram do lançamento a diretora de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar- Emater (IDR-Paraná), Vânia Cirino; o diretor de Integração Institucional do IDR-Paraná, Rafael Fuentes; o gerente regional do IDR-Paraná, José Lindomir Pezenti; a chefe do núcleo regional da Seab em Irati, Adriana Baumel; além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura.
(Por AREAC)