A Patrulha Rural Comunitária 4.0 não é uma grande novidade no Paraná, mas tem muitos produtores que ainda não conhecem e deixam de se beneficiarem desse programa.
De acordo com o chefe da equipe da Patrulha Rural, Robinson Fernandes, em parceria com o Sindicato Rural de Cascavel, a Patrulha busca mostrar, durante o Show Rural, que as famílias do campo têm sim a Polícia Militar próximo deles. “Estamos próximos e fazendo o policiamento, que é sempre preventivo e repressivo”, afirma Robinson.
Para ter acesso ao serviço, os produtores podem procurar o Sindicato Rural ou então suas lideranças comunitárias para, assim, contatar a polícia e realizar o cadastro para também ser atendido pela Patrulha Rural. Depois de feito o cadastro, a propriedade é identificada com uma placa do programa, para deixar o serviço ainda mais eficiente.
Para o presidente do Sindicarto Rural de Cascavel, Paulo Orso, a Patrulha Rural é uma boa forma para estreitar os laços entre o produtor e a segurança pública. “Assim, esse produtor pode ter na Polícia Militar um grande parceiro da segurança, já que esse produtor está isolado. Por isso, se ele fizer parte desse projeto, ele é georeferenciado, dando precisão da localização da propriedade à polícia, o que diminui o tempo de resposta das equipes policiais”, diz.