No primeiro dia de Show Rural, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, em um de seus discursos deu destaque à eficiência dos produtores rurais. “O Paraná tem a melhor agricultura do Brasil, a presença forte em cerca de cadeias do agro, uma agricultura feita preponderantemente por pequenos”.
O secretário disse que o Paraná está se consolidando com o Estado mais sustentável do Brasil. E a mesma firmeza do tom ele usou para rebater críticas infundadas contra o setor. “Ouvimos gente dizendo que nossos produtores são “veneneiros” e desmatadores, o que não reflete a verdade. Sim, precisamos coibir com rigor quem faz errado. mas 99,9% faz direitinho e temos que valorizar isso como um grande ativo do Paraná. A grande maioria faz certo, orgulha com a produção que entrega e ajuda a manter a balança comercial do Brasil com saldo positivo”.
- BNDES anuncia medidas que melhoram condições de apoio às cooperativas de crédito e ao setor agropecuário
- Show Rural: Jacto amplia presença em plantio e adubação
NÚMEROS QUE ORGULHAM
O Paraná foi reconhecido três vezes como o mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que representa as 30 maiores potências do mundo, colocou o Estado, junto com uma província do Japão, como destaque em sustentabilidade.
O Paraná é líder nacional na produção de proteína animal, segundo colocado na produção de grãos e o Estado com o agronegócio mais industrializado. Índices que fazem com que o agronegócio represente 35% do PIB paranaense.