O sábado será de sol durante em todas as regiões paranaenses. Maior variação de nuvens é esperado mais a nordeste, onde algumas chuvas rápidas e pontuais pode ocorrer a partir da tarde. O calor intenso se faz presente em todo o estado, embora entre a faixa oeste e norte, as altas temperaturas tenham maior destaque.
Nos próximos dias o calor não dá trégua, entre o domingo e a terça-feira, segue abafado no estado. Há possibilidade para chuvas de curta duração a partir da tarde, tanto para a região metropolitana de Curitiba, quanto para o interior do Paraná, isto por conta de tardes quentes.
Eventos isolados de chuva, não são descartados no estado a partir das tardes. “Todos os dias teremos registro de chuvas e trovoadas no Estado. Alguns dias podem ocorrer pancadas isoladas mais concentrados em regiões específicas, em outros dias o estado todo deve ter registro de chuva. Podemos inclusive ter ocorrência de trovoadas com granizo em alguns locais, situações bem pontuais”, afirma o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.
Chuva x lavouras
Apesar dos registros pontuais previstos, o volume de chuva na primeira quinzena de fevereiro fica abaixo da média prevista para o período. Já no início da segunda quinzena a chuva volta com mais intensidade ao Paraná, notícia boa para o campo. “A chuva agora é muto bem vinda para as lavouras, em especial na faixa oeste, extremo oeste. Nas demais a situação está um pouquinho melhor em termos de chuva.
Quando olhamos a previsão até o dia 16 a possibilidade de chuva melhora principalmente entre o norte e nordeste, já no oeste, principalmente na região do Lago de Itaipu, não teremos volumes tão significativos, mas o registro de pancadas traz um pouco de alento”, aponta.
Temperaturas
Em relação as temperaturas, nestes próximos dias fica mais quente na metade oeste do estado. “Até o dia 9 teremos temperaturas acima do normal em todo o estado. Do dia 10 a dia 16 teremos queda na temperatura, ficando mais dentro do normal para o período, especialmente nas regiões norte e leste, já no oeste e sudoeste ainda teremos termômetros marcando temperaturas um pouco acima da média, é o reflexo da onda de calor que atinge a Argentina, por lá a temperatura pode chegar a 38/40ºC”, alerta.