Estive lá! Ninguém me contou, foi isso que vi…
Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Estive lá, fui pessoalmente conhecer o sistema de monitoramento do IPAAM, que faz parte do Sistema SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente). Minhas objetivas conclusões:
Continua após a publicidade..
- Fui muito bem recebido pelo presidente do IPAAM e técnicos da casa;
- Ouvi dos técnicos que acompanham o painel que, se tivéssemos a BR-319 asfaltada, a chegada num possível ilícito seria, disparadamente, muito mais rápida do que atualmente;
- Fiquei impressionado com o ZOOM aplicado na imagem de satélite. Chega a identificar o nome do proprietário da área cujo processo tenha registro no IPAAM;
- No dia da visita, observem no painel que tínhamos 32 pontos de queimadas. O sistema identifica TUDO;
- É muito evidente que o VERDE prevalece no Amazonas. Não é aceitável que esse VERDE que vale trilhões por ano, por nossa incompetência, não tenhamos transformado em grana para o nosso bolso, em especial dos guardiões da floresta que recebem a miséria de 50 reais (por 14 anos) e agora 100 reais por serviços ambientais. Além do valor ser VERGONHOSO, pouquíssimos recebem, e a metodologia de pagamento é inaceitável.
- Outro fato que precisar mudar é a sistemática de pagamento dessa bolsa. Não tem o menor sentido o Estado ter intermediário. Hoje, o Estado repassa milhões para a FAS que, em seguida, repassa para aproximadamente 9 mil guardiões. Isso já vem desde 2008!
- Pra que esse repasse? O estado tem que pagar diretamente, aliás, as UC’s são do Estado. O mais absurdo é que o caboclo que tá fora das UC’s não tem direito. Entendam essa! Parece que ELE não presta serviço ambiental. Que coisa! E a ALEAM calada!
- Será que desses milhões repassados pelo Estado fica algum valor na FAS?
- Auxílio Estadual, Bolsa Família, PAA, Garantia Safra, Seguro Defeso tudo pago direto ao beneficiário. Então, qual a razão do Bolsa Floresta (agora tem outro nome), do Estado, ter que usar intermediário para o dinheiro chegar no bolso de poucos caboclos da floresta? Dos milhões repassados à FAS para repassar ao BOLSA FLORESTA (hoje tem outro nome), fica alguma coisa para a FUNDAÇÃO? Se fica, quanto, qual o valor?
- Nesse dia, fiquei ainda mais convicto da EXTREMA necessidade do nosso ZEE, mas nenhum milhão está sendo direcionado para esse fim, nem para BR-319. Os países poluidores não querem, “nós” obedecemos;
- O ex-superintendente da PF, Alexandre Saraiva, inclusive já disse claramente quem desmata, e que já tem satélite para identificar ONLINE qualquer movimentação na Amazônia. Só que envolve uma cadeia poderosa, e o caboclo continua com uma “poderosa” fome de alimento, de vida digna, e o produtor rural pagando a conta dessa “poderosa” cadeia produtiva de ilícitos.
- Abaixo, divulgo foto da minha visita ao IPAAM, e novamente o trecho do vídeo em que o delgado da PF, Alexandre Saraiva, que está com um livro no mercado, fala quem desmata;
THOMAZ RURAL
Deixe um comentário