Continua após a publicidade..
Opinião/Informação:
Tenho acompanhado mais de perto as ações da FAPEAM. Tem feito muita coisa, muita pesquisa com o recurso que é disponibilizado para trabalhar. É papel, é missão da Fundação.
Continua após a publicidade..
Semana passada, tive acesso a matéria da FOLHA DE SÃO PAULO (abaixo) que contém a manifestação da presidente da FAPEAM, Márcia Perales. Interessante sua colocação na matéria, quando menciona a importância de pesquisadores locais. Vale a pena ler e conhecer os editais que estão abertos. Em contato com a presidente da FAPEAM, ela me disse que “…Já estão em curso 16 projetos da Iniciativa Amazônia +10 apoiados pelo Governo do Estado por meio da Fapeam. É um investimento de quase 8 milhões. Para o novo edital – Expedições Científicas estamos aportando 2 milhões. O edital ainda está aberto…“.
Agora, não entendo, e me chama a atenção o valor dos recursos disponibilizados para a FAPEAM. Somando TUDO não chega aos R$ 78 milhões que o banco alemão, com aval do Estado, está destinando exclusivamente a uma ONG, no caso a Fundação AmaZÔNIA Sustentável, a FAS.
Tem muita coisa que precisa ser ajustada, caso contrário, não avançaremos em aproveitar nossa potencialidade, as pesquisas já realizadas com apoio da FAPEAM, e o que está a caminho. Isso acontece com a EMBRAPA, INPA e outros. O recurso é muito mal direcionado no Amazonas. Faz sentido a FAPEAM ter menos recursos do que a FAS? E observe que essa ação de 60 milhões envolve vários estados, mas só para uma ONG o “pequeno valor” de 78 milhões de um banco alemão.
Continua após a publicidade..
Ou acertamos no destino do recurso financeiro, ou chegaremos a 70% abaixo da linha de pobreza muito em breve.
Parabéns à FAPEAM pelo portfólio que já tem, e o que está sendo construído. Se enxergassem melhor, já estaríamos na regressiva da pobreza em nosso Estado rico e preservado.
THOMAZ RURAL
Continua após a publicidade..