A gestão organizacional é a administração do negócio, empresa ou organização, que tem o objetivo de alcançar metas e gerar resultados rentáveis e positivos.
Esse conceito de gestão tem a função de direcionar, de forma eficaz, pessoas e processos, promovendo melhorias e criando um ambiente colaborativo e motivado, que propicie o autodesenvolvimento para a conquista de resultados.
A gestão organizacional é uma função chave e deve ser feita de maneira efetiva, pois ela influencia em todo o funcionamento de uma empresa e é fundamental para que a corporação consiga alcançar uma alta performance e garantir o atingimento das metas e dos seus objetivos.
Ao longo desse artigo iremos abordar as metodologias e boas práticas as quais podemos inserir a gestão organizacional no agronegócio, para utilizar de maneira mais assertiva e benéfica esse conceito.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
A gestão organizacional no agronegócio possibilita a utilização de ferramentas para se conduzir uma administração profissional em todos os âmbitos do negócio, aplicando corretamente metodologias para a eficiência do planejamento, gestão de custos e financeira, gestão de processos e comercialização.
O tamanho e a importância do agronegócio para a economia do país fazem com que o planejamento seja essencial para o sucesso do empreendimento do produtor rural. Podemos citar alguns benefícios alcançados com a aplicação da gestão organizacional na sua fazenda.
- Melhoria na liquidez financeira;
- Eficiência na utilização de recursos financeiros próprios e de terceiros;
- Mitigação de problemas;
- Melhor utilização de recursos tecnológicos;
- Tomadas de decisão assertiva;
- Estabelecimento de metas e objetivos;
- Controle dos resultados;
- Redução de custos;
- Melhoria na gestão de riscos;
- Eficiência na venda de produtos .
Como implementar de forma prática a gestão organizacional?
Implementando a gestão organizacional na produção de uma fazenda, podemos obter ganhos em todo o processo produtivo. A compra dos insumos com desenvolvimento de parcerias para aquisição e negociação de custos mais apropriados, prazos e qualidade, o que será fundamental para todo o planejamento da lavoura.
A partir disso, a gestão de pessoas e a aplicabilidade dos insumos é muito importante. A contratação da mão de obra qualificada para viabilização das atividades, e a gestão da realização do plantio, são etapas essenciais para todo o processo produtivo.
O planejamento e gestão dos recursos financeiros para o acompanhamento da lavoura em todos os seus estágios, plantio, desenvolvimento e colheita, até o momento da comercialização dos produtos.
É necessário se preparar para os fatores externos que podem contribuir para situações indesejadas, como o clima, falta de recursos ou a não liberação de créditos junto aos bancos, interferências econômicas como taxa de juros e variação da bolsa e acontecimentos na indústria, faz com que essa organização seja necessária para mitigação de problemas e uma maior eficiência da gestão de riscos.
Estruturação da gestão organizacional
Estrutura organizacional
As transformações sociais, políticas e econômicas geram influências em todos os países e nas ações das organizações. O mercado cada vez mais competitivo faz com que as empresas tenham uma postura de flexibilidade para saber lidar da melhor maneira com todas as exigências.
Dessa forma, a definição de uma estrutura organizacional forte, que melhor atenda os processos de cada empreendimento, de forma a otimizar seus recursos e competências, gera uma cadeia de comando mais clara, com as posições e responsabilidades definidas de cada membro dentro da organização.
A figura abaixo traz um exemplo de um organograma estruturado de uma empresa do agronegócio, com a figura da presidência e superintendência, e quatro diretorias responsáveis pelo controle dos demais setores.
Exemplo de um organograma de uma empresa
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico de um empreendimento visa definir a missão, objetivos, políticas, filosofias, metas e estratégias dos produtos produzidos e do mercado de atuação. As decisões tomadas no planejamento vão nortear e direcionar o futuro da organização, e colocar em práticas as ações definidas.
- Diagnóstico estratégico: Fase inicial do planejamento estratégico para se entender e mapear a situação atual da empresa, com aspectos internos e externos, e identificar as oportunidades que irão ser priorizadas.
- Missão: Definir a razão de ser da empresa e seu papel na sociedade, definindo os propósitos e os cenários.
- Objetivos: Nessa fase são definidos os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.
- Estratégias: Quais serão as estratégias adotadas para alcançar os objetivos definidos.
- Plano de ação: É a fase em que serão definidas as ações e tarefas para seguir a estratégia da organização. Quem irá ser o responsável por gerenciar e conduzir cada uma ou cada equipe, o tempo previsto para realização, seus recursos e riscos.
- Controle: Definido o cronograma de ações e tarefas, a fase de controle é responsável por analisar na prática o andamento daquilo que foi definido no planejamento, e mensurar seus resultados. Essa fase se faz muito importante para possíveis implementações de correções de rota em qualquer momento.
Níveis do planejamento estratégico
O setor estratégico é formado por gestores ligados à diretoria e presidência da empresa, com responsabilidades de alto impacto e geração de resultados importantes.
O setor tático é formado por grupos dos setores industrial, logística, vendas e corporativo, às gerências do grupo estratégico.
Já o setor operacional engloba todos os colaboradores que contribuem para a execução dos processos e atividades em suas áreas de atuação, imprescindíveis ao processo como um todo.
Cada unidade de negócio tem seu gerente e toda estratégia é focada em objetivos como gerar inovação, lucro, racionalização de recursos e riquezas.
Aprendizagem organizacional
Uma equipe bem treinada é essencial para que os resultados da sua propriedade rural sejam mais eficientes. Ferramentas definidas para saber fazer as contratações de pessoas, comunicar com assertividade, dar feedbacks e motivar os colaboradores, são maneiras de se relacionar com a sua equipe e trazer resultados positivos.
O capital humano influencia diretamente nas organizações e nos métodos de gestão. Competências desenvolvidas através de treinamentos e aprendizados, proporcionam vantagens e melhores resultados para o empreendimento.
A busca de novos métodos é necessária para manter e desenvolver uma maior competitividade, inovação e produtividade e devem ser realizadas em todos os níveis do planejamento.
Algumas estratégias utilizadas para desenvolver seus colaboradores e gestores e valorizar suas competências e talentos, são através de programas como: plano de carreira, programa de desenvolvimento de lideranças, programas de bolsa estudo, participação de resultados. Fomentar sempre o trabalho em equipe, envolvendo produtividade, controle de despesas, assiduidade e compromisso social.
Métricas e avaliações
Mensurar tudo que acontece dentro da operação é essencial para entender se as estratégias estão levando a bons resultados. Basear em dados reais sobre seu negócio e saber interpretá-los para tomar decisões corretas.
Todo o processo trata-se de um ciclo contínuo, depois de planejar, executar, mensurar e analisar, é possível entender aquilo que não está dando certo dentro do seu planejamento estratégico, para ter a possibilidade de executar novas ações.
Os gestores precisam a todo momento rever os seus processos, conhecer e utilizar novas tecnologias e metodologias inovadoras para se adaptarem aos desafios de um setor tão importante como o agronegócio.
Considerações finais
A cultura organizacional de uma empresa é o modo de vida da organização, que pode se manifestar de diversas formas, desde o modo de agir dos seus profissionais até a forma de conduzir e fechar negócios.
É muito importante definir e compreender os valores que movem a organização, os seus resultados vão ser gerados por pessoas e os líderes devem conhecer a realidade por completo da fazenda, para poder conduzir os seus colaboradores e juntos alcançarem resultados eficientes.
Quer se tornar especialista na gestão do agronegócio?
Caso você queira aprofundar seu conhecimento na área, venha conhecer a Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio.
Em formato online, você pode se especializar de qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa.
Os professores são profissionais com ampla experiência no AGRO, ensinando um conteúdo 100% aplicável.
Quer saber mais informações? Clique no link abaixo e conheça: