A quinta-feira (11) será marcada pela chegada de uma frente fria à Região Sul do país e que deve causar chuvas em todo o Paraná, com possibilidade de temporais e acumulados significativos em algumas regiões.
“Com a chegada da frente fria começam a ser registradas pancadas de chuva tarde e noite em todo o Estado, há inclusive risco de temporais. A expectativa é de que haja um acumulado significativo de chuva, em algumas regiões, até o próximo domingo. Os locais que mais preocupam pela falta de chuva são o extremo sudoeste e oeste do Estado, mas essa realidade também tende a mudar nas próximas semanas”, afirma o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.
- Coreia do Sul proíbe consumo de carne de cachorro
- Mais de 40 pássaros são encontrados em gaiolas dentro de ônibus de turismo
Na sexta-feira as condições climáticas não sofrem grandes alterações. Há previsão de ocorrência de chuvas entre a tarde e noite e o risco de tempestades segue elevado. O fim de semana será de tempo abafado e registro de chuvas localizadas no Estado.
Mais chuva na segunda quinzena
Se a primeira quinzena do ano tem deixado a desejar no quesito chuva, para a segunda a expectativa é de que ela volte a ser registrada. “Na próxima semana teremos a chegada de mais uma frente fria ao Paraná e na quarta-feira ela ganha força e teremos condições para o registro de boas chuvas. Até o dia 24 devemos ter acumulados de até 100 milímetros em diversas regiões. Conforme avançamos para a segunda quinzena de janeiro a chuva melhora de forma significativa no Paraná”, ressalta.
Como ficam as temperaturas
Mesmo com a possibilidade de chuvas, o calor intenso segue sendo registrado em todo o Paraná. “Até o dia 19 teremos temperaturas acima do normal, entre 30 e 38 graus. Já entre os dias 19 e 24, com o avanço da frente fria teremos um clima mais ameno, dentro do normal para a estação, especialmente no período da manhã”, conclui.