Os atrasos no plantio da soja continuam a ser um desafio para os produtores, principalmente devido à baixa umidade do solo, que persiste mesmo com o retorno das chuvas em algumas regiões.
Na região Norte, há registro de trovoadas no final da tarde, com uma leve melhoria no Noroeste de Mato Grosso. Em Minas Gerais, também se esperam precipitações, mas ainda não são suficientes para iniciar a semeadura.
De 3 a 7 de outubro, o cenário deve permanecer semelhante. Embora as chuvas estejam previstas para a região Sul, a umidade do solo continua muito baixa, sem a necessária reposição hídrica.
No final da primeira quinzena, há expectativa de uma melhor distribuição das chuvas, especialmente no Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, o que poderá ajudar na umidade do solo.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Previsão do Tempo em Cristalina (GO)
Entre os dias 8 e 12 de outubro, é esperado um bom volume de chuvas que auxiliará na reposição hídrica. Contudo, após esse período, a seca deve retornar, com novas chuvas previstas apenas no final do mês, somando cerca de 30 mm. A expectativa é de que as chuvas continuem em novembro na região de Goiás.
Clima em Brasnorte (MT)
Em Brasnorte, MT, as chuvas estão previstas para os próximos dias até a primeira quinzena de outubro, trazendo alívio para os produtores.
Região de Ponta Grossa (PR)
A região de Ponta Grossa terá um clima mais seco, com chuvas retornando a partir do dia 8 de outubro, totalizando cerca de 130 mm. A situação requer cautela na região Centro-Oeste, onde as precipitações devem ser modestas, variando entre 30 a 40 mm. Com essas chuvas, o plantio pode prosseguir, pois a temperatura deve diminuir gradativamente.