O fator clima, que antes sugeria uma leve tendência de queda nos preços da soja, agora está neutro. Isso ocorre devido ao equilíbrio entre os problemas climáticos no Brasil e as boas condições nos Estados Unidos. O Safras IA Score, ferramenta que analisa como o clima afeta os preços da soja, registrou uma mudança importante.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A alteração afeta diretamente os preços da soja no curto prazo, tanto na Bolsa de Chicago quanto no mercado interno. De acordo com Luiz Fernando Gutierrez, consultor da Safras & Mercado, em breve, o clima norte-americano perderá relevância na formação dos preços. O clima sul-americano, especialmente no Brasil, passará a ter um papel central nos próximos meses.
Gutierrez explica que estamos em uma fase de transição entre o mercado climático dos EUA, que está no fim da colheita, e o mercado sul-americano, que está começando o plantio no Brasil. Isso deve aumentar a volatilidade nos preços, tanto em Chicago quanto no mercado interno. Embora os EUA ainda indiquem uma safra abundante, as incertezas sobre a nova safra no Brasil estão crescendo.