Opinião/Informação:
Já faz tempo que venho recebendo esses tipos de mensagens do INTERIOR do Amazonas, de produtores e de pessoas ligadas ao próprio governo não entendendo a exigência do CAR ANALISADO para a concessão do crédito rural pela AFEAM. Pelo que tenho lido e recebido, a exigência legal é apenas a INSCRIÇÃO DO CAR. Se for ilegal, que a AFEAM ou IPAAM se manifeste. Nunca irei defender nada ilegal, mas o silêncio é o pior de tudo numa gestão pública, para uma ação que é pública. Tem técnicos das unidades locais do IDAM que estão sem entender. Vejam esse dado:
Temos 62 mil CAR aguardando ANÁLISE. Quer dizer que se mantida a exigência da AFEAM e/ou IPAAM esses produtores já estão EXCLUÍDOS. É isso mesmo?
Temos 13 mil CAR com pendência. Se esses já foram financiados, entendo que é chamar e dar condições para que REGULARIZE o passivo ambiental que, muitas vezes, é o próprio dono do CAR que declara.
Agora, EXCLUIR 62 mil que estão aguardando análise (que o estado não tem estrutura para analisar) é decretar o Amazonas à pobreza, falta de emprego, renda, miséria e fome. Assim, as 21 cadeias prioritárias do IDAM não andam. Sem falar que ainda temos milhares ainda sem CAR.
Este espaço continua aberto para divulgação ligadas ao setor primário do Amazonas.
Abaixo, uma das mensagens recebida ontem, vinda do interior. A agonia tá grande. O governador Wilson Lima precisa saber do assunto e cobrar posicionamento dos órgãos envolvidos.
THOMAZ RURAL