BB, BASA, CAIXA, SICOOB, SICREDI deveriam se fazer presente e dizer o motivo que…
Opinião/Informação:
Os agentes financeiros que operam o crédito rural dessa Plano Safra deveriam estar presente no lançamento e dizer, abertamente, as razões, os motivos que não conseguem operar o PRONAF no Amazonas. BASA, CAIXA, BB, SICOOB e SICREDI deveriam estar lá, mostrar os números e dizer, educadamente, o motivo que trava o acesso dos nossos produtores aos bilhões do Plano Safra do Governo Federal.
Apesar de não ser o recurso operado pela AFEAM, penso que também deveria estar presente e falar um pouco como anda o acesso do AGRICULTOR ao crédito rural operado pela AFEAM. O do pescador sabemos que vai andando…
Sem SEMA e IPAAM nesse evento para esclarecer alguns pontos do licenciamento ambiental, CAR e outros, só será mais um encontro.
Em síntese, o esforço do MDA e da SEPROR vai morrer na praia sem a presença da área ambiental. Temos um dos piores acessos em nível nacional, esse um dos motivos da crescente pobreza no Amazonas. Por aqui, nem PRONAF agroecológico anda.
THOMAZ RURAL
Lançamento do Plano Safra 2024/2025 no Amazonas
Aumento de recursos irá garantir ainda mais oportunidades para fortalecer a agricultura familiar
No próximo dia 29 de agosto, a Superintendência do MDA no Amazonas irá lançar no estado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025. De acordo com o superintendente Marcos Brito, nesta edição o plano terá um aumento de recursos: de R$76.204.838,79, em 2023-2024, para R$100.000.000,00, na safra 2024-2025.
O Plano Safra é uma das principais políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), focada em fomentar a agricultura familiar no Brasil, com medidas específicas para a agregação de valor à produção e a sua comercialização, beneficiando os povos dos campos, das águas e das florestas, melhorando a qualidade de vida dos agricultores, promovendo a segurança alimentar e estimulando o desenvolvimento sustentável e inclusão social.
Benefícios
Conheça alguns dos principais benefícios do Plano Safra
Acesso a crédito: O plano oferece linhas de crédito específicas para agricultores familiares, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que facilita o acesso a financiamentos com taxas de juros mais baixas e prazos favoráveis.
Capacitação e assistência técnica: O plano geralmente inclui programas de capacitação e assistência técnica, essenciais para que os agricultores possam melhorar suas práticas de produção e gestão, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.
Incentivos à produção sustentável: O Plano Safra, muitas vezes, contempla incentivos para práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a conservação dos recursos naturais e a biodiversidade.
Comercialização e mercados: O plano pode incluir iniciativas que ajudam os agricultores familiares a acessar mercados, como feiras, cooperativas e programas de compras governamentais, garantindo um escoamento mais adequado da produção.
Políticas de inclusão social: O Plano Safra busca promover a inclusão social e econômica dos trabalhadores rurais, contribuindo para a redução das desigualdades dos povos dos campos, das águas e das florestas.
Apoio à diversificação de culturas: Incentivos à diversificação de culturas e atividades complementares, como a agroecologia, são incentivados, promovendo uma produção mais sustentável e resiliente.