Opinião/Informação:
Não tem outro caminho para melhorar a vida das pessoas e, consequentemente, da economia do interior do Amazonas. O conhecimento é o caminho, e o SENAR vem fazendo sua parte da melhor forma possível. Espero que os prefeitos reeleitos e eleitos entendam que saúde, educação e segurança só terão seus índices melhorados com o dinheiro circulando no bolso de quem vive no interior. O AGRO é o caminho mais curto. O AGRO responsável, o AGRO da EMBRAPA, jamais o comportamento ambiental adotado por Estados Unidos, China e Europa que estão nos impondo secas, cheias e queimadas cada vez mais violentas. No sábado passado, com a presença do presidente Muni Lourenço, do Alcemir, presidente do Sindicato Rural, aconteceu a aula inaugural com trinta alunos do curso técnico em agronegócio.
THOMAZ RURAL
No sábado, 24 de agosto, o Senar Amazonas realizou a aula inaugural do Curso Técnico em Agricultura, na cidade de Itacoatiara, em parceria com o Sindicato Rural do município. A aula marcou a chegada de novos alunos aprovados em processo seletivo recente e o início do segundo semestre para a turma que já está em andamento.
O evento aconteceu no Polo de Ensino Antenor Alves de Lima, localizado na sede do Sindicato Rural de Itacoatiara. Inteiramente gratuito, o curso técnico em Agricultura está na sua segunda turma no Amazonas e faz parte do programa de Formação Técnica do Senar em parceria com a Rede e-tec.
“Estamos aqui com uma grande satisfação, participando da aula inaugural de mais uma turma do Curso Técnico em Agricultura neste que é o primeiro polo de ensino técnico do Senar no interior do Estado e para nossa satisfação, uma casa cheia, turmas de 30 pessoas que passaram por uma seleção rigorosa, mostrando que essas oportunidades, em parceria com o Sindicato Rural de Itacoatiara, têm sido úteis para a população”, avaliou o presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço, que participou da abertura da aula inaugural.
“Nós temos aí dados importantes mostrando que esses profissionais que vêm sendo formados aqui pelo Polo de Ensino Técnico do Senar têm tido grande empregabilidade, inserção no mercado de trabalho e também os produtores que são empreendedores têm conseguido dar grandes saltos de produção, produtividade, renda nas suas propriedades e das suas famílias. Isso é muito gratificante, mostrando o poder da educação na transformação da vida das pessoas e da sociedade, e nós temos essa satisfação de trazer cursos como esse porque nós temos uma grande necessidade de crescer a nossa atividade rural.”, acrescentou Lourenço.
Estiveram presentes também na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima, a coordenadora da Formação Técnica no Amazonas, Ana Pimenta, o instrutor Rossivan Palmeira, que conduziu a ambientação da aula inaugural e as instrutoras, Sabrina Queiroz e Joana Cunha, da turma que está em andamento.
Curso Técnico em Agricultura
O Curso Técnico em Agricultura na modalidade à distância tem como objetivo formar profissionais habilitados no planejamento, execução e controle do processo de produção agrícola e suas atividades de mecanização, a partir de uma visão ampla e sustentável das atividades do Agronegócio.
Com 70% da carga horária à distância e 30% presencial, o curso é composto por aulas e avaliações à distância e presenciais, obrigatórias para aprovação. Há uma certificação intermediária ao longo do curso e o diploma tem o registro do Ministério da Educação (MEC).
A inserção no mercado de trabalho deste profissional se estabelece por meio da possibilidade de atuação em: estabelecimentos rurais, empresas de consultoria, empresas públicas e privadas, cooperativas, prestadores de serviços, entre outros.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar