Quatro lotes de produtos foram reprovados na Operação Grandes Massas realizada pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC). A ação fiscalizou produtos pré-embalados como: areia, argamassa, fertilizantes e ração animal, todos com quantidade superior a 15kg. As ações foram realizadas na Grande Florianópolis, Itajaí e Joinville e ocorreram durante a primeira quinzena de agosto.
A operação, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), abrangeu todo o país, por meio dos seus órgãos delegados. Em Santa Catarina foram realizadas avaliações preliminares em 36 lotes de produtos, dos quais 12 foram para exames finais em laboratório. Em relação aos lotes reprovados, foram dois de fertilizantes, um de argamassa e um de areia. Na ração animal não houve reprovação. Os fabricantes foram autuados por comercializarem seus produtos com peso inferior ao declarado na embalagem, em alguns casos com uma diferença que chegava até a 2kg.
Governo aciona PF com suspeita de novo “dia do fogo” em São Paulo
Porque o fogo em São Paulo é absurdamente anormal
“A perícia metrológica nos produtos considerados reprovados foi acompanhada do representante legal do fabricante. As empresas que tiveram seus produtos reprovados foram autuadas e foi oportunizado prazo para ampla defesa e contraditório”, explicou o gerente de Produtos Pré-Medidos do Imetro-SC, Jeferson Farias Domingues.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).
(Por Mônica Foltran | IMETRO)