O uso crescente da tecnologia no meio rural e a atenção às normativas de segurança motivaram o Sistema FAEP a lançar o curso “Operador de Empilhadeira”. A capacitação gratuita, já disponível em todas as regiões do Paraná, prepara os produtores e trabalhadores rurais para o uso desse equipamento, cada vez mais presentes dentro de agroindústrias, armazéns e, claro, propriedades rurais.
As empilhadeiras são veículos projetados para facilitar o manuseio de cargas pesadas, como pallets e bags de grãos, sementes e fertilizantes, por exemplo, dentro de ambientes de armazenamento e logística. Em sua maioria, o equipamento é movido à energia elétrica, diesel ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Incêndio de grandes proporções atinge unidade industrial em Cafelândia
Produtores endividados podem perder a propriedade; Saiba como reverter
O curso do Sistema FAEP abrange as atualizações da Norma Regulamentadora (NR) 31, que trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. No seu capítulo 12 (NR 31.12), a normativa aborda a segurança no trabalho com máquinas, equipamentos e implementos utilizados nas atividades agropecuárias e agroindustriais, sendo que as empilhadeiras figuram neste grupo.
Segundo o técnico Maurinei Igerski, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP, o curso permite capacitar os trabalhadores para que operem esses tipos de máquinas de acordo com a legislação vigente, além de zelar pela integridade física dos usuários. A formação também possui conteúdos voltados à manutenção preventiva das empilhadeiras, para que o proprietário e/ou colaborador possa realizar pequenos ajustes e consertos dentro das propriedades e agroindústrias, proporcionando mais economia e agilidade. “Além das agroindústrias, hoje as empilhadeiras são muito usadas dentro das propriedades rurais, ajudando na organização e no transporte de insumos”, avalia Igerski.
De acordo com o mobilizador Paulo Gomes, do Sindicato Rural de Tibagi, na região dos Campos Gerais, a demanda pelo curso na região é grande. “Temos propriedades grandes, que trabalham com tratamento de sementes. Então é um equipamento bastante utilizado”, afirma.
Treinamento
O curso “Operador de Empilhadeira” possui 24 horas de duração, nas quais os participantes irão receber conteúdos como a legislação que regulamenta a atividade, diferentes tipos de empilhadeira, técnicas de armazenagem, movimentação de cargas perigosas, além de questões voltadas à segurança e manutenção preventiva dos equipamentos
Para participar, basta acessar a seção de Cursos do site do Sistema FAEP ou procurar o sindicato rural local e verificar os pré-requisitos. Os cursos do Sistema FAEP são gratuitos e com entrega de certificado para os concluintes.
(Com Faep)