A reconstrução do agro no Rio Grande do Sul será tema de um fórum com transmissão ao vivo diretamente da Casa Canal Rural na Expointer na próxima quarta-feira (28), a partir das 14h.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapi), terá como mote a prestação de serviço ao produtor rural gaúcho, que precisa de auxílio para seguir na atividade.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O vice-governador do estado, Gabriel Souza, fará a abertura do fórum com os presidentes de algumas das principais entidades do agro gaúcho – Farsul, Fetag e Ocergs.
O fórum, com duração de duas horas e meia, terá dois painéis com os temas recuperação de solo e sanidade animal, com a presença de profissionais que estão participando diretamente da reconstrução do agro no Rio Grande do Sul.
Recuperação do solo
Os especialistas vão falar sobre as regiões que foram mais afetadas pelas enchentes no estado, como o Vale do Taquari, o cenário real, o que está sendo feito para recuperar o solo e como o produtor pode solicitar ajuda.
O painel de recuperação do solo terá a participação do superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; do engenheiro florestal do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura Jackson Brilhante; e do professor de química dos solos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tales Tiecher.
Sanidade animal
No painel sobre sanidade animal, estarão em debate os protocolos adotados no caso da doença de Newcastle detectado no estado e os cuidados fundamentais para os criadores neste período pós-enchentes. Além disso, será abordado o status sanitário de febre aftosa sem vacinação e as oportunidades de mercado na retomada econômica do Rio Grande do Sul.
Recuperação do solo
Já o painel de sanidade animal tem presença confirmada do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e do secretário adjunto de Agricultura do Rio Grande do Sul, Márcio Madalena, além do diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Marcelo Mota.
Márcio Madalena afirma que o fórum será um momento para destacar a capacidade de recuperação e de produção agropecuária do estado, mesmo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.
Ele lembra que, na identificação do caso de Newcastle, a rápida atuação do serviço veterinário oficial permitiu reduzir em pouco tempo as restrições dos embargos sanitários. “Isso prova que estamos muito preparados para produzir alimentos não só de excelente qualidade, mas com muita segurança”, disse o secretário.
Data: 28/8
Horário: 14h
Local: Casa Canal Rural na Expointer
Transmissão ao vivo no YouTube do Canal Rural