Opinião/Informação:
É o SENAR-AM cada vez chegando mais longe no continental Amazonas. Já participei de algumas dessas ações no passado e pude comprovar que o reflexo positivo no homem e na mulher rural. Quando era o superintendente da Conab do Amazonas sempre procurava mostrar, em mapa, nos encontros em que participava, o tamanho do desafio de realizar ações no Amazonas. Poucos sabem que aqui dentro cabem 14 estados do Brasil.
THOMAZ RURAL
No sábado (27), o Senar Amazonas (Senar-AM) promoveu, em parceria com o Sindicato Rural de Tefé, uma ação de Saúde Preventiva na comunidade São Francisco, no município. A ação, direcionada para homens e mulheres do meio rural e seus familiares que vivem na comunidade e em localidades próximas foi realizada na Escola Municipal Rural São Francisco e na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco.
O dia com foco em saúde preventiva contou com apoio do Exército Brasileiro, da prefeitura municipal, por meio das secretarias municipais de saúde e educação e do Senac de Tefé, além de vários parceiros voluntários.
O público presente teve acesso gratuito a atendimentos médico e odontológico, consultas com nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiros, aplicação de vacinas, testes rápidos, atendimento de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure), espaço kids e palestras educativas e de conscientização.
Participaram da abertura do evento, o presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço, a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, o gerente-executivo do Fundepec/AM e assessor da presidência, Marcos Pinheiro, o presidente do Sindicato Rural de Tefé, Emerson Atílio, a gerente das Unidades Básicas de Saúde de Tefé, Gleiciane Rodrigues, o diretor da Escola, Evaldo da Cruz e o representante do Exército Brasileiro (chefe do posto médico de guarnição), Major Daniel Pereira Mota.
“Estamos em mais uma ação de saúde preventiva do homem e da mulher rural, desta vez aqui em Tefé, com uma série de parcerias que se irmanaram ao Senar: o exército brasileiro, a Prefeitura de Tefé, o Sindicato Rural de Tefé, o Senac e tantas outras parcerias garantindo um sábado de muito atendimento de saúde, embelezamento, atividades para as crianças, palestras educativas de saúde preventiva, enfim, um grande evento e com a comunidade comparecendo em grande número. O Senar Amazonas está promovendo essa oportunidade de qualidade de vida, saúde física, mental pra esses homens e mulheres do campo aqui de Tefé, da zona rural, chegando cada vez mais longe e contribuindo para o desenvolvimento do setor primário e dos produtores rurais amazonenses”, destacou o presidente do Senar Amazonas, Muni Lourenço.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves enfatizou a importância da prevenção para manutenção da saúde. “Essa ação é fundamental para promover a saúde e a promoção social no meio rural pois o produtor precisa estar saudável para produzir. Sem saúde não é possível avançar, então o Senar atua nesse foco preventivo educativo com a ajuda dos parceiros, todos com sua importância pra que esse evento aconteça”.
Para a produtora rural, Marineide Cândido, da Comunidade das Missões, é um privilégio participar de uma ação como esta. “É um privilégio porque a gente vai trabalhando, trabalhando, esquecendo da saúde, então eu tô gostando, já fiz minhas sobrancelhas, minhas unhas, massagem nas mãos. É uma boa oportunidade pra gente”, comentou.
O Programa
Nos últimos anos, o SENAR ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.
ara realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o SENAR conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.
Essas parcerias técnico-científica têm como foco a promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por meio de informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
Fotos: Evanildo Oliveira