No Rio Grande do Sul o prazo para entrega da Declaração Anual de Rebanho 2024 se encerrou em 31 de julho e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) contabiliza 299.797 declarações entregues, ou 81,69% das esperadas.
“Este número é parcial, pois as Inspetorias e Escritórios de Defesa Agropecuária ainda têm 30 dias, a contar do final do prazo de entrega, para lançar as declarações entregues em papel no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA)”, informa o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes.
É crime! PF cumpre mandados por caça ilegal
Oito jacarés são resgatados de piscinas em pousada desativada
Após esses 30 dias, os produtores inadimplentes terão a movimentação animal bloqueada. Para regularizar sua situação, basta procurar a Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária local.
O índice se encontra próximo à média de declarações de rebanho entregues nos últimos anos: em 2023, a declaração teve adesão de 84,19%.
A opção de entrega pelas IDAs e EDAs ainda é o método preferido pelos produtores, sendo este o modo de entrega de 91,06% das declarações já computadas. As declarações enviadas pelos próprios produtores pela internet, por meio do Produtor Online, representam 8,94% do total parcial.
O cálculo final de entregas, somando as declarações que estão sendo digitadas pelas inspetorias e escritórios, deve sair no início de setembro. A Declaração Anual de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalham com agronegócios de produção animal.