OpinIão/Informação:
Formalmente, o Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio do Amazonas (CADAAM) tem sido um bom fórum de debates que aproxima o AGRO da INDÚSTRIA. Ultimamente, tenho visto mais ações ligando o fornecimento de alimentos por parte do nosso produtor rural diretamente ao consumo das indústrias. Há muito a crescer e abastecer o PIM/ZFM cada vez mais com produtos regionais. O AGRO precisa do PIM/ZFM, assim como o PIM/ZFM precisa do AGRO, pois não existe estado forte e independente sem ter sua soberania alimentar garantida. Importar alimentos nunca foi uma boa estratégia para lugar nenhum do mundo. As guerras, as crises entre países já nos ensinaram. É perigoso ficar dependente! A AGROINDUSTRIALIZAÇÃO tem campo aberto no Amazonas. Ainda bem que vem diminuindo o número de pessoas que pregam a floresta em pé ao modelo econômico do PIM/ZFM. O correto é dizer que temos um modelo econômico eficiente fincado na maior floresta preservada do mundo, e que, se usarmos as tecnologias sustentáveis da EMBRAPA, que conciliam o AGRO ao MEIO AMBIENTE, sem derrubar nada, teremos mais emprego, renda e alimentos para abastecer, sustentavelmente, o próprio parque industrial de Manaus. Ainda com relação ao CADAAM, entendo como de grande importância a presença da FECOMERCIO. Precisamos de UNIÃO para reverter o índice de 65,6% de fome no Amazonas e evitar “gol contra” e “bola nas costas” de alguns brasileiros e estrangeiros que me parecem estar satisfeitos e querem a manutenção de um santuário verde de pobres que temos no estado mais preservado do planeta. Agradeço a forma sempre muito gentil como sou tratado nesta casa que faz 64 anos no dia de hoje. Vida longa à FIEAM!
Abaixo, um breve relato das ações do Sistema FIEAM.
THOMAZ RURAL
A Federação das Indústrias do Estado no Amazonas (FIEAM) comemora neste sábado 64 anos de trabalho e compromisso com a atuação constante pelo fortalecimento da indústria, do desenvolvimento econômico sustentável e a geração de empregos e renda no estado. Preparar e qualificar a mão de obra para aumentar a mão de obra para aumentar a produtividade continua sendo uma das missões da FIEAM, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas).
Educação SESI, uma referência para o futuro do trabalho
A educação promovida pelo SESI Amazonas, por meio de seis escolas do ensino infantil, fundamental e médio – três em Manaus e três nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins -, alcançou no primeiro semestre deste ano 6.001 alunos, sendo 2.193estudantes em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Educação de Jovens e Adultos (EJA SESI), divide-se em duas metodologias, EJA Cursos e EJA Supletivo, em que um aluno tem em média quatro meses para concluir uma série, de ensino fundamental ou médio, recebendo aulas presenciais e a distância, enquanto no outro método o aluno cria seu planejamento de aulas e provas, podendo concluir as matérias de acordo com a sua disponibilidade para realizar as avaliações, sem deixar de receber apoio de uma apostila e as aulas on-line para tirar dúvidas com os professores.
Com relação aos atendimentos do SESISAÚDE, localizado em Manaus em duas unidades, Centro (Av. Getúlio Vargas, 1116) e Leste (Av. Cosme Ferreira, 7399). Os atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano, na área de atenção médica, somam no semestre 69.761. O SESI também realizou 19.309 atendimentos na área odontológica, com 12 especialidades, e 178.972 atendimentos na área de saúde e segurança no trabalho. No total, 580 empresas foram atendidas pela instituição, entre indústrias, não indústrias e indústrias sindicalizadas em Saúde e Segurança na Indústria (SSI) no primeiro semestre, nas duas unidades do SESISAÚDE.
Com 43 anos de atividades dedicadas ao lazer e bem-estar dos industriários, seus dependentes e comunidade em geral, o SESI Clube do Trabalhador tem sido referência em práticas esportivas, artísticas e culturais e de recreação para os seus frequentadores. “Há quatro décadas o clube prioriza a integração social e esportiva, promovendo ações voltadas à qualidade de vida do trabalhador da indústria”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional do SESI Amazonas”, Antonio Silva.
Atualmente, o clube oferece 17 modalidades esportivas dentre elas a natação, hidroginástica, TAF – teste de aptidão física, tênis de quadra, karatê, jiu-jítsu, voleibol, muay thai, futsal, baby class, balé infantil, balé juvenil adulto, jazz infantil, jazz juvenil adulto, dança do ventre, funcional e escola do flamengo. Atendeu somente em junho 18.423 pessoas.
SENAI amplia cursos técnicos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) está presente no Estado com quatro escolas em Manaus, uma escola integrada ao SESI no município de Parintins, duas agências de treinamento situadas em Itacoatiara e Iranduba, além de duas unidades fluviais, que fazem chegar a educação profissional aos pontos mais distantes da Amazônia Ocidental.
O SENAI Amazonas registrou no primeiro semestre 25.706 matrículas, distribuídas em cursos nas modalidades de educação para o trabalho, formação inicial e continuada, e educação profissional técnica de nível médio, divididas em formato presencial e EAD.
O Barco-Escola SENAI Samaúma II atendeu no semestre alunos no município de Manaquiri, distante a 156 quilômetros de Manaus. Sendo ofertados 23 cursos profissionalizantes, dentre eles, Mecânico de Motores de Popa, Mecânico de Motores a Diesel, Eletrônica de Motocicletas e Vestuário.
Em junho, em parceria com a empresa Coimpa Industrial Ltda., pertencente ao grupo Umicore, o SENAI desenvolve o curso técnico em Química, ampliando o seu quadro de formações para o segmento industrial. O curso conta com alunos do entorno da empresa e funcionários da própria Coimpa e da PCE – Papel, Caixas e Embalagens S.A.
A infraestrutura do SENAI possui laboratórios, atendendo os segmentos de Eletroeletrônica, Metalmecânica, Construção Civil, Alimentos, Confecção do Vestuário, Refrigeração, Automação e Informática.