Opinião/Informação:
Essa ação é simplesmente fantástica, liga diretamente o produtor rural com cozinhas solidárias que não cobram no fornecimento da alimentação. A compra é por meio do PAA que nasceu em 2003, já a destinação, as cozinhas solidárias que teve um amparo legal na retomada do novo PAA. Aqui vai meu reconhecimento ao governo do PT que criou o PAA e sempre destinou bom volume de recurso no Lula 1, 2 e agora no 3. Contudo, se não fosse a corrupção astronômica no Lula 1 e 2, nada comparável até hoje, certamente teríamos um volume ainda maior de recurso para esse programa que ainda não abrange no Amazonas a ferramenta denominada de PAA LEITE, apesar de termos a região leiteira de Autazes totalmente enquadrada em seus objetivos. A FAEA já fez esse pleito já tem uns 10 anos. Falta o legislativo federal passar a defender e cobrar. Abaixo, matéria da Conab com maior relato.
THOMAZ RURAL
Os produtores e produtoras da Cooperativa de Agricultores e Pescadores de Manacapuru e Região (COAPMAR) entregam cerca de 850 quilos de alimentos nesta sexta-feira (26) para a cozinha comunitária da Arquidiocese Paróquia São Francisco, localizada na zona urbana de Manaus. A entrega ocorre no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Entre os produtos a serem entregues nesta sexta estão abóbora, banana pacovã, raiz de mandioca e banana. De acordo com a proposta aprovada pela Conab, 12 agricultores e agricultoras familiares da COAPMAR irão fornecer 12,6 toneladas de alimentos. Para realizar a aquisição dessa produção, a estatal irá destinar cerca de R$ 82,3 mil, recurso repassado pelo MDS. Esses produtos irão complementar a alimentação de aproximadamente 100 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que são atendidas pela cozinha da Arquidiocese São Francisco, além de outras 900 pessoas que buscam alimentação na Cozinha Nutritiva da Comunidade.
PAA e Programa Nacional de Cozinhas Solidárias – O Programa, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), a Conab apoia os agricultores familiares, reunidos em cooperativas e/ou associações, a partir da aquisição de sua produção. Esses produtos são adquiridos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
Já o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias foi concebido no Projeto de Lei que cria o novo PAA, sancionado em julho deste ano. O equipamento visa garantir segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, sobretudo a população em situação de rua e de insegurança alimentar.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]