Opinião/Informação:
Três vídeos curtos do interior do Amazonas que mostram a dificuldade enfrentada pelo produtor rural no Amazonas. Essa fase do vídeo é a comercialização, ou seja, ele já passou por dificuldades para ter o documento da terra, licenciamento ambiental (tem que preservar 80%, na Europa nem 5% querem preservar), semente, poço artesiano, acesso ao crédito e, quando não tem IDAM, ATeG ou outra entidade, ele enfrenta dificuldades para obter orientação técnica (é bom saber que já tem por vídeo). Pior é quando se tem gestor das compras públicas que não seguem a orientação do governador e não priorizam o público que mais precisa dessa apoio. Os números desse descaso são impressionantes. Infelizmente isso ainda vai cair no colo do governador que fez resgastes históricos e o mais próximo do AGRO familiar e empresarial. Falta ajuste nessa área, a DATA BASE e deixar o Sistema menos político, mais técnico.
Precisamos ter uma CEASA e uma UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DA PRODUÇÃO REGIONAL. Pegando o produto que está na foto, poderíamos ter polpa, geleia e outros produtos da melancia.
Abaixo, mostro imagens dos produtos que podem ser beneficiados a partir da melancia in natura. Que poderiam ser adquiridos nas COMPRAS PÚBLICAS.
Até a semente e a casca são aproveitáveis. Veja…
THOMAZ RURAL