Enfim, a sensação congelante já não está mais presente sobre o Paraná. O sol reapareceu na maioria dos setores e elevou as temperaturas. Em Cianorte os termômetros chegaram a marca de 25 graus.
Segundo o Simepar, a quinta-feira o tempo fica mais estável no Paraná. Amanhecer de temperatura baixa e formação de nevoeiros na “metade sul” do estado. Porém, ao longo do dia o predomínio é de sol e as temperaturas apresentam uma expressiva amplitude térmica. Mais nuvens na região das praias, mas com baixa chance de chuva.
Show Rural de Inverno exibirá pacotes tecnológicos
Abacaxi orgânico é aposta de agricultores
Bloqueio atmosférico e massa de ar quente
Conforme o Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil. Esse sistema contribui para a estabilização de uma massa de ar quente em amplas áreas do país.
Assim como em outras ocasiões, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo. Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil.
Projeção de temperaturas para os próximos dias
A elevação das temperaturas começará no dia 18 de julho e se estenderá até o dia 25 de julho. De acordo com o mapa, nas áreas em laranja, a elevação será menor, com temperaturas máximas ficando entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para a época. Nas áreas em vermelho, principalmente no oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será ainda maior, com valores acima de 5ºC e chegando até 7ºC acima da média para o mês de julho.